O Ceará ocupa a 7ª posição no Índice de Inovação dos Estados, mas ainda apresenta deficiências em infraestrutura. Na categoria, o Estado caiu da 14ª posição em 2021 para a 17ª em 2025. O índice, elaborado pelo Observatório da Indústria em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), avalia duas dimensões: capacidades e resultados, sendo a infraestrutura um componente da primeira.
Nesse indicador, o Ceará apresentou desempenho negativo devido às estradas em más condições e à baixa velocidade da internet, mesmo com destaque na conectividade digital. Entre as 13 variáveis analisadas, o Ceará apresenta lacunas em logística e acesso à internet.
Conexão Digital
Segundo o levantamento, foram cerca de 1,9 milhão de acessos à banda larga fixa no mês de junho deste ano, ocupando a 8ª posição no país e a 2ª no Nordeste. Apesar do número de conexões, a velocidade média da internet no Estado é de 389,18 Mbps, a oitava pior do Brasil.

No Índice Brasileiro de Conectividade (IBC) de 2024, que avalia cobertura de 4G e 5G, densidade de telefonia móvel, presença de fibra e outros fatores, o Ceará alcançou 90,39 pontos. Com isso, figura a 9ª posição no país e a liderança na região Nordeste.
Rodovias
Em todo o território cearense, foram 3.772 km analisados. Desse total, apenas 1,3% estão em ótimo estado e outros 20% estão em situação ruim ou péssima. Há ainda 653,5 km de obras em andamento no estado, com investimento de R$ 1,91 bilhão, segundo a Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“Além desses investimentos, entre 2023 e 2024, aproximadamente R$ 220 milhões foram aplicados exclusivamente para a manutenção e correção de 625,6 km de segmentos rodoviários, por meio do Programa de Recuperação Funcional das Estradas, coordenado pela SOP”, diz um trecho da nota. A SOP afirma ainda que, dos 13,9 mil km das rodovias estaduais cearenses, 9,24 mil km são asfaltados e 94,68% das CEs apresentam qualidade boa ou regular.
Modal Aéreo
O Aeroporto de Fortaleza registrou um aumento de 15 mil passageiros domésticos e 402 internacionais entre maio e junho de 2025. Em se tratando da movimentação de cargas, houve uma diminuição de 6% no mesmo período.

O secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, informou que a Pasta tem atuado na expansão dos voos domésticos e internacionais no estado. “Aeroporto de Fortaleza, Jericoacoara e Juazeiro do Norte, todos esses recebem voos de carreira e estão registrando crescimentos. Este ano, já foram anunciados pelo governador Elmano quatro novos voos internacionais partindo ou chegando na nossa Capital”, comentou.
O titular da pasta destaca ainda que houve um aumento de cerca de 15% na oferta de assentos da Latam entre abril e junho, período considerado de baixa temporada. Além disso, a Gol deve ampliar em até 30% a disponibilidade de assentos para Fortaleza.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.