Em uma nova etapa do Programa Ceará Sem Fome, o Governo do Estado, em colaboração com o Sebrae/CE, o Gabinete da Primeira-Dama e a Secretaria do Trabalho (SET), dará início, nesta sexta-feira (08/11) a uma programação voltada para os voluntários e beneficiários das cozinhas comunitárias. A iniciativa se concentra na qualificação e capacitação dos participantes, com apoio técnico e pedagógico do Sebrae.
Como parte da programação, os participantes conhecerão a trilha de capacitação Quero Empreender, um projeto elaborado em parceria pela SET, pelo Sebrae/CE e pelo Grupo Técnico de Qualificação. Coordenada pela primeira-dama Lia da Freitas, presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, essa trilha tem como objetivo oferecer aos beneficiários as ferramentas necessárias para iniciar um pequeno negócio.
A trilha Quero Empreender começa com seminários de sensibilização que são essenciais para a formação das turmas e servem como uma introdução aos cursos de capacitação. As palestras acontecerão diretamente nas comunidades participantes, incluindo as cozinhas comunitárias Sorriso da Criança e Cidade de Deus, e a Associação União de Jovens, todas no bairro Vicente Pinzón. Além dessas, também está inclusa a Cozinha Comunidade das Areias, no Papicu, e da Associação dos Moradores do Alto da Paz (AMAP), no Cais do Porto.
Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, essa ação é uma peça-chave para garantir o desenvolvimento de iniciativas de geração de renda, seja por meio de projetos individuais ou coletivos. “Desenvolvemos um conjunto de ações para ajudar essas pessoas a superar situações de insegurança alimentar e nutricional. Para aquelas que desejam investir no próprio negócio, nós estamos investindo na capacitação para o empreendedorismo, como forma de dar condições para que seu projeto prospere e possa garantir, além do sustento das famílias, cidadania e dignidade”, comenta.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.