O Ceará encerrou o primeiro turno da Série B em alta. Isso porque o clube possui o melhor ataque da competição, com 31 gols nas 19 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Na fila dos times com mais gols, o Santos vem logo atrás, com 30. O Goiás completa o pódio com 25.
Com a vitória sobre o Guarani, o Vovô superou a pontuação projetada pelo técnico Léo Condé visando a virada de turno. O comandante alvinegro havia estipulado a pontuação mínima(27/28 pontos) para virar o turno ainda em sua segunda partida à frente do clube, quando tinha duas derrotas e a equipe somava apenas 19 pontos. O Alvinegro de Porangabuçu encerrou o primeiro com 29 pontos, a apenas um atrás do G4.
Isolado na artilharia
Após marcar dois gols no último jogo, o ponta-esquerda Erick Pulga é o artilheiro do time na Série B, com seis gols marcados. Saulo Mineiro, com cinco, vem logo atrás. Lourenço e Barceló, com quatro gols cada, completam o pódio dos goleados no Vovô.
Em 2024, Pulga participou de 18 dos 62 gols do Alvinegro de Porangabuçu, equivalente a 29%, tendo marcado 15 vezes e concedido três assistências. O extremo de 23 anos esteve em campo em 32 oportunidades, com 2.810 minutos, de acordo com o site oGol.
Garçom Alvinegro
Ao dar o passe decisivo para o primeiro gol de Erick Pulga, na vitória do Ceará diante do Guarani, o meia Lucas Mugni chegou à marca de cinco assistências nesta Série B. Com isso, o argentino passa a ser o jogador com mais passes para gols nesta Série B, ao lado de Martín Benítez, do América-MG.
O argentino concedeu passes decisivos para gols nos últimos três jogos do Vovô (Guarani, Avaí e Botafogo-SP), mostrando-se essencial nas construções ofensivas do Alvinegro. Com nove assistências em 2024, esta já é a melhor temporada do meia no fundamento.
Em todo lugar
Destaque do Ceará em 2024, o meio-campista Lourenço está entre os principais atletas da Série B do Campeonato Brasileiro. Diante do Guarani, o camisa 97 marcou, de falta, o quarto gol na competição nacional.
Na divisão de acesso, Lourenço é o meio-campista com mais participações em gols, com sete. Além dos quatro tentos registrados, concedeu três assistências. No ano, o mineiro de 26 anos tem nove participações em 31 partidas, tendo marcado seis vezes, além de registrar três passes para gols.
Fabricio Domínguez, do Sport, Marcão, do Goiás, Juninho, do América-MG, Diego Pituca, do Santos, e Lucas Mugni, do Ceará, com seis contribuições em gols, ocupam a vice-liderança no quesito.
ANC Esportes, a casa dos times cearenses