PUBLICIDADE

Ceará tem 173 crianças aptas para adoção

Ceará tem 173 crianças aptas para adoção
Foto: Helene Santos/Sistema Verdes Mares

Atualmente, 173 crianças estão aptas para adoção no Ceará, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Destas, 49 seguem em busca ativa — uma etapa em que o perfil da criança não corresponde ao que está sendo procurado por quem está na fila de adoção. No Brasil, mais de 34 mil pessoas aguardam pela oportunidade de se tornarem pais adotivos, apenas cerca de 5 mil crianças estão disponíveis para adoção, revelando o abismo entre os perfis desejados e a realidade das crianças acolhidas.

A Defensoria Pública do Ceará  cumpre papel essencial nesse processo. Segundo Noemia Landim, supervisora do Núcleo de Atendimento Jurídico da Infância e da Juventude (NAJID), a instituição atua em várias frentes: “Nós podemos explicar como fazer o cadastro, como entrar com o processo de habilitação. Acompanhamos as crianças acolhidas em Fortaleza, mantemos contato direto com as instituições e também com essas crianças. Ajuizamos as ações e acompanhamos os processos de adoção do começo ao fim.”

Para quem deseja adotar, o advogado Edson Gomes Júnior explica que a legalidade é fundamental: “Para que haja a formação desse vínculo da melhor maneira possível, com segurança para os pretendentes e para a criança, essa adoção deve ser feita sempre da forma legal. Aí você busca o fórum na sua cidade, colhe as informações, passa por um processo de habilitação e entra no Sistema Nacional de Adoção.” Esse processo envolve entrevistas, cursos preparatórios, vistorias e, só depois, a inclusão na fila.

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir