Um número expressivo: 95,2 mil turistas visitaram o Ceará no ano passado. Isso representa um aumento de 33% se comparado a 2023, quando 71,5 mil turistas internacionais vieram ao estado. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal na última terça-feira (7).
Atualmente, existe um esforço da Embratur em promover o turismo internacional no Brasil. Só em dezembro, o Ceará recebeu um total de 9.535 visitantes estrangeiros, de acordo com o ministério. Praias como as de Jericoacoara e de Canoa Quebrada, e a orla de Fortaleza foram citadas exemplos que explicam a procura de turistas estrangeiros pelo Ceará. no total, mais de 6 milhões de turistas visitaram o Brasil.
Os estados com maiores entradas de estrangeiros:
- São Paulo: 2,2 milhões de visitantes
- Rio de Janeiro: 1,5 milhão de visitantes
- Paraná: 894,5 mil visitantes
- Rio Grande do Sul: 879,4 mil visitantes
Houve aumento expressivo em outros estados do país como Roraima (97%), Santa Catarina (71%), Bahia (52%) e Pará (47%). E entre os destaques das nacionalidades dos visitantes, os argentinos lideram o quadro.
- Argentina: 1,9 milhões de visitantes
- Estados Unidos: 696,5 mil visitantes
- Chile: 651,7 mil visitantes.
Países vizinhos como Paraguai e Uruguai somados, tiveram um total de 833,4 mil turistas vindo ao Brasil em 2024.
Promoção do turismo
O Ministério do Turismo destacou durante a revelação do levantamento, o lançamento da marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”, que é uma estratégia desenvolvida pelo governo brasileiro tem parceria com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para promover os destinos destes países no exterior, com foco nos atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.
Para 2025, o governo federal prevê R$ 63,6 milhões de investimento no Programa de Aceleração do Turismo Internacional, buscando atrair novos voos em rotas nacionais. A expectativa é gerar, pelo menos, 500 mil novos assentos no período de um ano.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC