O Ceará aparece com duas cidades entre as dez do Nordeste com maior qualificação dos servidores públicos, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). Fortaleza e Sobral se destacam pelo alto nível de formação dos seus agentes municipais.

A capital cearense é a primeira colocada da região e a terceira no ranking nacional, atrás apenas de Londrina (PR) e Uberlândia (MG). De acordo com o levantamento, 79% dos servidores de Fortaleza têm ensino superior completo.
Sobral também apresentou avanço expressivo: 61% dos seus servidores possuem nível superior. O município subiu 119 posições em relação ao ranking anterior e passou a figurar entre as 100 cidades com melhor desempenho do País — sendo a mais bem colocada entre as não capitais.
O Crato aparece em seguida entre os municípios cearenses, com cerca de 55% dos servidores com ensino superior. A média estadual é de 46%, ligeiramente abaixo da nacional, que é de 49%.
As 10 cidades do Nordeste com maior qualificação de servidores:
-
Fortaleza (CE) – 79,21%
-
Parnamirim (RN) – 69,35%
-
Salvador (BA) – 66,01%
-
Natal (RN) – 65,26%
-
Olinda (PE) – 64,64%
-
João Pessoa (PB) – 63,04%
-
Sobral (CE) – 61,56%
-
Recife (PE) – 61,47%
-
Feira de Santana (BA) – 60,91%
-
Jaboatão dos Guararapes (PE) – 60,78%
Educação e valorização profissional
O pesquisador Diego Carneiro, do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (CAEN/UFC), aponta que o bom desempenho de Fortaleza e Sobral reflete a vocação dos municípios para a educação. “A alta qualificação é fruto de políticas públicas que estimulam o aprimoramento técnico e a valorização do servidor”, explica.
Em Fortaleza, por exemplo, o percentual de pessoas em idade produtiva com ensino superior passou de 12% para 19% nos últimos anos. Já em Sobral, há incentivos salariais e bonificações voltadas especialmente aos profissionais da educação.
Segundo dados da RAIS 2023, a remuneração média de servidores com nível superior é de R$ 6.406 em Fortaleza e de R$ 4.389 em Sobral.
Desafios
Apesar do destaque na formação dos servidores, Fortaleza aparece apenas na 97ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios, também elaborado pelo CLP. A capital registra baixo desempenho em indicadores como meio ambiente (388ª colocação), segurança (333ª) e inserção econômica (271ª).
Mesmo assim, Fortaleza é a terceira cidade mais competitiva do Nordeste, atrás apenas de Recife e Sobral.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


