PUBLICIDADE

 Ceará tem início de abril com o menor índice de chuvas em 4 anos

 Ceará tem início de abril com o menor índice de chuvas em 4 anos
Foto: Helene Santos

Após encerrar o primeiro trimestre do ano com chuvas acima da média histórica, a primeira metade de abril tem sido de pouca chuva no Ceará. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram que o Estado acumulou 65 milímetros médios (mm) de águas pluviais durante a quinzena, menor índice para o período nos últimos quatro anos.

O resultado mudou o curso de uma crescente de chuvas que vinha sendo registrada ao longo dos anos no começo do mês de Abril. Em 2022, os 15 dias iniciais somaram 85 mm, número que subiu para 97,6 mm em 2023, e 138,5 mm em 2024. A última vez que a soma de chuvas da primeira metade de abril havia ficado abaixo dos 65 milímetros foi em 2021.

De acordo com  o resultado mais recente publicado pelo órgão de meteorologia, a expectativa para os meses seguintes (abril, maio e junho) é de 50% de chuvas dentro da média histórica, 25% para baixo e 25% para cima.

A previsão para os próximos dias é de predomínio do tempo firme, com possibilidade de chuvas isoladas na região litorânea, Ibiapaba e Centro Sul. Ainda de acordo com a Funceme, as chuvas em maior escala devem ocorrer apenas na última semana do mês.

Durante esta quarta-feira, 16, quinta-feira, 17, e sexta-feira, 18, o Ceará deve passar por uma onda de calor. As temperaturas devem ficar acima da média, esta condição está associada à diminuição da nebulosidade e à maior incidência de radiação solar, o que favorece o aumento do calor durante o dia.



Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir