O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 irá ofertar 14,2 mil vagas no Ceará. Desse total, 8.543 oportunidades serão disponibilizadas por universidades federais e 5.680 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). As inscrições estarão abertas de 19 a 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Em todo o Brasil, o Ministério da Educação (MEC) ofertará mais de 274 mil vagas em instituições públicas de ensino superior, em cursos distribuídos por municípios de todas as regiões do país. Esta será a maior edição do Sisu desde a criação do programa.

No Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC) concentra o maior número de vagas, com 6.408 oportunidades, seguida pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com 1.293, e pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que ofertará 842 vagas. Já o IFCE disponibilizará vagas em cursos como engenharias, educação física e física.
Os candidatos também poderão concorrer a 4.214 vagas em cursos presenciais de licenciatura no estado, que dão acesso ao programa Pé-de-Meia Licenciaturas, voltado à formação de professores. O incentivo financeiro é de R$ 1.050 mensais, condicionado ao desempenho mínimo de 650 pontos no Enem e à matrícula no curso.
Assim como em 2025, o Sisu 2026 terá apenas uma etapa de inscrição, válida para todas as vagas ofertadas ao longo do ano letivo. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026, e os selecionados deverão realizar a matrícula conforme o cronograma definido pelas instituições.


