PUBLICIDADE

Ceará tem duas cidades entre as 100 mais competitivas do país

Sobral e Fortaleza são as cidades cearenses com melhor desempenho no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Nacionalmente, elas ocupam as posições 76ª e 97ª, respectivamente.

Foto: Reprodução

Conforme os dados do CLP, Sobral alcançou a pontuação de 53,68, enquanto Fortaleza registrou 52,93. A metodologia utilizada considera notas de 0 a 100, obtidas por meio de média ponderada entre diversos critérios, com base em dados oficiais fornecidos por órgãos públicos.

Esses dois municípios representam o Ceará entre os únicos três do Nordeste incluídos no grupo dos 100 primeiros colocados do ranking. O destaque regional é Recife, que aparece em 61º lugar.

O levantamento analisa uma série de indicadores e pilares de diversas áreas em 418 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. Segundo o CLP, o ranking fornece “indicadores que contribuam para as políticas públicas, de modo que favoreçam um diagnóstico preciso“.

O ranking é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia. A principal cidade da Região Norte do Ceará ocupava no ano passado o 161º lugar, mas vivenciou uma evolução expressiva em 12 meses.

Já Fortaleza, única capital nordestina que não lidera seu estado nesse levantamento, manteve desempenho estável em relação a 2024. A capital cearense caiu uma colocação, reflexo do desempenho inferior em diversos pilares, com exceção do eixo econômico, que apresentou leve avanço.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir