A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará terá reforço de segurança em 26 municípios para eleições

Durante o primeiro turno das eleições de 2024, o Ceará contará com a presença de forças federais de segurança em 26 municípios. A medida, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi confirmada por Raimundo Nonato Silva Santos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

O número representa um aumento em relação às eleições de 2020, quando apenas 11 cidades receberam esse tipo de reforço. Entre as localidades que devem receber o apoio estão Sobral, Santa Quitéria e Caucaia, onde casos recentes de violência política têm gerado preocupação.

Ceará terá reforço de segurança em 26 municípios para eleições
Foto: Reprodução

Segundo Raimundo Nonato, o principal desafio enfrentado na atual campanha é o crescente poder das facções criminosas. “Eu até pensei, inicialmente, que as fake news iam nos roubar a paciência. O que está roubando a paciência mesmo são as facções”, declarou.

Ele também apontou que milícias estão contribuindo para a instabilidade, citando exemplos de operações recentes. Em Sobral, após intimidações contra a candidata Izolda Cela (PSB), os envolvidos foram presos. Caucaia teve uma ação que resultou na captura de 36 pessoas, incluindo oito presidiários. Santa Quitéria também viveu situações de tensão.

Segundo o presidente do TRE, a atuação desses grupos criminosos representa uma tentativa de “Estado marginal” de se sobrepor ao “Estado legal”. Ele alertou ainda para o risco que isso impõe à democracia e destacou a necessidade de uma resposta rápida e eficaz para preservar o estado democrático de direito.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir