PUBLICIDADE

Ceará teve 43 focos de incêndio por dia em setembro

Foto: Reprodução

O Ceará apresentou uma média de 43 focos de incêndio em vegetação por dia no último mês de setembro. Ao todo, foram contabilizadas 1.298 ocorrências, segundo o Corpo de Bombeiros. Fortaleza foi o município com maior número de registros. Em outubro, cidades do interior têm enfrentado queimadas em vegetação (veja no vídeo acima).

No mês anterior, os municípios que lideraram as estatísticas de ocorrências foram Fortaleza (239), Caucaia (103) e Sobral (97). No entanto, dos 186 municípios cearenses, 98 tiveram focos de incêndio no último mês, conforme o levantamento dos bombeiros.

Os bombeiros explicaram que a seca, aliada à ação humana, continua sendo a principal causa das queimadas em áreas de vegetação. Outro fator que pode influenciar são as temperaturas elevadas. O estado pode atingir calor de até 39ºC, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Entre janeiro e setembro deste ano, foram registradas 3.056 chamadas para combate a incêndios em todo o Ceará. No acumulado do ano, as três principais cidades com maior número de ocorrências foram: Fortaleza (483), Sobral (248) e Juazeiro do Norte (231).

Para prevenir as ocorrências, o Corpo de Bombeiros repassou algumas recomendações:

  • Evitar queimadas, mesmo para limpeza de terrenos.
  • Não acender fogueiras em áreas secas ou às margens de rodovias.
  • Não incinerar lixo ou resíduos de poda. Utilize os serviços de coleta pública.
  • Propriedades rurais devem manter aceiros e barreiras corta-fogo
  • Em caso de fumaça ou fogo, acione imediatamente o 193.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir