O Ceará ultrapassou a marca de 1 milhão de empresas ativas em 2025, de acordo com levantamento da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Atualizados até julho deste ano, os dados revelam os municípios com maior concentração de negócios formalizados, considerando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) principal registrada por cada empresa.
Fortaleza se destaca como líder absoluta, com 700.112 empresas ativas – o que representa cerca de dois terços de todos os registros do estado. Ao lado da capital, completam o top 5 os municípios de:
-
Caucaia – 55.766 empresas
-
Juazeiro do Norte – 52.025 empresas
-
Maracanaú – 45.567 empresas (corrigido número)
-
Sobral – 35.527 empresas
Dimensão territorial chama atenção
Entre os destaques do levantamento, chama atenção o desempenho de Caucaia, que mesmo com população menor, figura à frente de municípios tradicionalmente considerados polos econômicos. Parte dessa relevância pode ser atribuída à sua extensa área territorial, de aproximadamente 1.227 km² – quase quatro vezes maior que a de Fortaleza, com cerca de 313 km². Ainda assim, a capital cearense concentra o maior volume de empreendimentos, reforçando seu papel como motor econômico do estado.
Comércio varejista puxa atividades econômicas
Em relação às atividades mais comuns entre as empresas registradas, o comércio varejista se mantém como o setor predominante, com destaque para os segmentos de vestuário e alimentação. Veja o ranking das cinco principais atividades econômicas no Ceará:
-
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios – 189.173 empresas
-
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal – 111.729 empresas
-
Comércio varejista de mercadorias em geral (minimercados, mercearias e armazéns) – 110.738 empresas
-
Comércio varejista de artigos de armarinho – 93.516 empresas
-
Comércio varejista de bebidas – 90.007 empresas
Economia descentralizada e dinâmica
Os dados reforçam a diversidade do ecossistema empresarial cearense, que vai além da Região Metropolitana e ganha força em cidades do interior. O dinamismo observado em diferentes regiões também reflete os esforços do Governo do Ceará para estimular o ambiente de negócios, com políticas públicas voltadas à desburocratização, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da economia local.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.