O Governo do Ceará deve receber até a próxima semana mais respiradores comprados pelo Consórcio Nordeste. A carga será trazida pela mesma empresa que, no começo da semana, entregou os equipamentos de proteção individual que o Estado já está distribuindo aos municípios.
O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, ontem pelas redes sociais.
Na ocasião, Camilo Santana também destacou a decisão judicial que garantiu ao Estado o recebimento de 94 respiradores que foram adquiridos junto ao uma empresa brasileira e aguardava a liberação do Ministério da Saúde.
” Um decisão judicial obrigando a uma empresa brasileira o Estado e municípios haviam adquirido 50 respiradores. Todas as empresas que produzem respiradores aqui no Brasil, o Ministério da Saúde requisitou todos eles. Ou seja, a empresa só entrega o respirador com autorização do Ministério. Nós já tínhamos feito a compra antes da pandemia iniciar. Nós entramos na Justiça e ela deu o ganho da causa e determinou a apreensão e busca de 94 respiradores. Quero aqui agradecer o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Justiça Federal nesta decisão tão importante neste momento, que vai permitir a abertura der 100 leitos em Fortaleza”. Um avião trará 300 respiradores comprados para o Consórcio Nordeste, e chegarão quarta-feira (6). Destes equipamentos, 30 são para o Ceará.