Depois de 90 minutos, o Ceará fez valer o peso da sua camisa e superioridade em campo. Conseguiu 2 a 0 no fim do jogo, embora tenha tomado algum sufoco ao longo da partida. Depois da eliminação nas quartas de final em 2022, o Vozão volta a disputar a final, chega com a melhor campanha da competição e quer o título cearense, que não conquista desde 2018
A pressão pelo resultado passou. Após a eliminação na Copa do Brasil para o Ituano o Ceará venceu o Iguatu, fez 2 a 0, motivo de comemoração para a torcida, mas será que convenceu?
O torcedor comemora, a chegada à final e a melhor campanha do Campeonato Cearense, até aqui, condição que garante ao Ceará o mando de campo no segundo jogo da decisão, mas nda mais que isso. A final do Campeonato Cearense é um jogo de 180 minutos que em caso de empate leva a disputa para os pênaltis.
Além da vaga na decisão, o Alvinegro está garantido na Copa do Brasil de 2024. O Ceará aguarda agora o embate entre Fortaleza e Ferroviário para conhecer seu adversário na final.
O jogo
O Ceará começou o jogo pressionando o adversário. A primeira chance de gol veio aos 4 minutos com Guilherme Castilho, que finalizou por cima do gol. Em seguida, aos 9 minutos, o Vozão abriu o placar. Erick avançou pela esquerda e acertou um belo cruzamento na cabeça de Vitor Gabriel, que mandou para as redes.
Com a vantagem no placar, o Alvinegro controlou a partida e criou mais oportunidades com Janderson, Richardson, Tiago Pagnussat e Danilo Barcellos, mas foi para o intervalo com o resultado mínimo no placar, embora o Iguatu tenha chegado e obrigado Richard a fazer uma boa defesa na etapa inicial.
Na volta do intervalo, o Ceará se manteve no ataque e foi empilhando chances ao longo da segunda etapa. Erick, Arthur Rezende e Vitor Gabriel tiveram oportunidades de ampliar o resultado, mas a bola insistia em não entrar.
O técnico Gustavo Morínigo promoveu as entradas de Caíque Gonçalves, Jean Carlos, Geovane e Léo Rafael. Substituição de Guilherme Castilho contestada pela torcida e pelo próprio atleta que demonstrou insatisfação ao ser substituído. O comentarista da Rede ANC, Werner Júnior, taxou como covarde a decisão do técnico alvinrgro.
O gol que sacramentou a vaga na decisão saiu dos pés do jovem meia da base alvinegra que veio do banco. Aos 46 minutos, Erick acionou Léo Rafael, que entrou livre na frente do gol e deslocou o goleiro para marcar seu primeiro gol como profissional e o segundo do Vozão na partida, que daí em diante só esperou o apito final e comemorou a vaga em mais uma decisão de Campeonato Cearense da sua história.
Virada de chave
O elenco alvinegro se reapresenta na próxima segunda-feira (20), pela manhã, e inicia a preparação para enfrentar o Atlético de Alagoinhas/BA, pela 8ª rodada da Copa do Nordeste. A partida acontece na quarta-feira (22), às 21h30.
Com o empate em 0 a 0 entre Sport e Santa Cruz o Ceará garantiu a classificação para a próxima fase da Copa do Nordeste. Precisa vencer para se manter como líder do Grupo B.