A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cearenses na Europa: Confira quem foram os atletas cearenses que se destacaram e ainda se destacam no futebol europeu

Apesar da dificuldade de atletas cearenses se aventurarem em grandes centros esportivos, existem algumas exceções.

AP Photo/Stanislav Peska/CTK, Reprodução, Divulgação/Krasnodar

O Estado do Ceará é e sempre foi um celeiro de grandes jogadores de futebol. Atletas que se destacaram e conquistaram grandes feitos e conseguiram ficar para sempre na história do futebol cearense e nacional. Clodoaldo, Osvaldo e Mota são craques nascidos em terras cearenses, que contam com outra coisa em comum: Não conseguiram atuar em times do futebol europeu.

Mas sempre tem as exceções, apesar de não ser uma lista tão grande, existiram e ainda existem, atletas do nosso estado que atuam ou atuaram na Europa. Confira uma seleção de nomes com alguns deles.

Jardel 

Foto: AP Photo/Stanislav Peska/CTK

 

Nascido em Fortaleza no ano de 1973, Mário Jardel Almeida Ribeiro ou simplesmente Jardel, foi um dos grandes atacantes de sua época. O cabeceio era a sua principal característica.

Cria da base do Ferroviário, o atacante teve grande destaque pelo Grêmio, onde conquistou uma Libertadores. Passou pelo futebol português, onde foi atleta de Porto e Sporting, conquistando o prêmio da chuteira de ouro da FIFA de maior artilheiro do continente por dois anos, 1999 pelo Porto e 2002 pelo Sporting.

Iarley

Foto: Reprodução

 

Um dos maiores jogadores da história do futebol cearense, o atacante Iarley nasceu em Quixeramobim, no ano de 1974. Com passagens vitoriosas por Internacional e Boca Juniors, o pequeno grande homem deixou a sua marca no futebol nacional. O atleta é outra cria do Ferroviário.

Apesar de não ser uma passagem marcante, Iarley chegou a ser jogador do Real Madrid mas não conseguiu ter continuidade na equipe. Chegou ao time merengue em 1995, foi repassado a equipe B do Real e depois emprestado a times menores da Espanha, em 2001 acabou voltando ao Brasil para atuar no Ceará.

 

Ari 

Foto: Divulgação/Krasnodar

 

Ariclenes da Silva Ferreira, pode ser considerado o maior cearense da história do futebol russo. Nascido na capital cearense em 1985, o atacante que foi revelado pelo Fortaleza, jogou pouco em terras brasileiras. Atuou em 6 partidas pelo tricolor do Pici e já partiu para a Europa.

Ari tem uma grande quantidade tem um grande repertório europeu, atuou no futebol sueco e holandês, mas foi no futebol russo que o jogador encontrou a sua segunda casa. No país europeu o cearense atuou por Spartak de Moscou, Krasnodar e Lokomotiv, além de ter uma passagem pela seleção do país. 

 

Raffael e Ronny

Foto: wp.clicrbs.com.br

 

Os irmãos faísca e fumaça como são conhecidos, tiveram uma carreira bem sólida na Europa, Raffael é meia e atacante, Ronny é lateral e meia.. A dupla que nasceu em Fortaleza (Raffael em 85 e Ronny em 86), não teve muita sorte em terras brasileiras, Ronny chegou a atuar por Corinthians e Fortaleza por pouco tempo, mas Raffael jamais jogou por um clube brasileiro.

A dupla teve bastante sucesso no futebol alemão, atuando no Hertha Berlim, onde conquistaram o título da segunda divisão alemã. Raffael também se destacou no Borussia Mönchengladbach, onde atuou em mais de 200 partidas.

 

Wendell

Foto: Reprodução/Instagram

 

Nascido em Fortaleza no ano de 1993, o lateral esquerdo é outro jogador cearense com carreira sólida no velho continente. O atleta que passou pelas categorias de base do Icasa, iniciou sua carreira profissional no sul do país, onde atuou por Iraty, Londrina, Paraná e Grêmio, para depois partir para a Europa. 

Wendell foi contratado pelo Bayer Leverkusen em 2014, no clube alemão disputou mais de 200 partidas, e em 2021, foi para o Porto, onde está jogando atualmente.

 

Everton Cebolinha

Pedro Fiúza/Getty Images

 

Em 1996, na cidade de Maracanaú, nasceu Everton Cebolinha. O ponta-esquerda que foi revelado pelo Fortaleza, não chegou a atuar profissionalmente pelo tricolor e já foi repassado para o Grêmio onde finalizou a sua base. Pelo clube gaúcho, alcançou o auge na carreira, conquistando Copa do Brasil e Libertadores.

Chamou a atenção do Benfica e partiu para a Europa em 2020. No clube português jogou por duas temporadas mas não conseguiu se destacar, voltando para o futebol brasileiro para jogar pelo Flamengo em 2022, seu clube atual.

 

Evanilson

Foto: Getty Images

 

Evanilson nasceu em Fortaleza no ano de 1999, o mais jovem da lista. Começou jogando pelo Estação, pequeno clube de Fortaleza quando foi descoberto pelo Fluminense e partiu para o Rio em 2013, onde fez a sua base. 

Chegou ao profissional do clube carioca em 2018, mas acabou não se firmando e acabou sendo emprestado para o ŠTK Šamorín da Eslováquia e depois para o Tombense de Minas Gerais.

Voltando ao time das Laranjeiras em 2020, o atacante cearense se destacou e chamou atenção do Porto. Atualmente o jogador ainda atua pelo Porto, onde já disputou mais de 70 partidas com 25 gols marcados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir