O município de Cedro passou a contar, a partir desta segunda-feira (20), com uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e uma central de videomonitoramento. A entrega foi realizada pelo Governo do Ceará e marca a instalação da 80ª base do CPRaio no estado.

A nova unidade foi implantada em um prédio reformado, com investimento de R$ 3,4 milhões. O espaço abriga 22 policiais, oito motocicletas e uma viatura, além de sediar o Policiamento Ostensivo Geral (POG). As bases do CPRaio integram a quarta fase de expansão do programa, que pretende alcançar todos os municípios cearenses com mais de 25 mil habitantes.
Durante a inauguração, o governador Elmano de Freitas destacou a importância de fortalecer o trabalho integrado das forças de segurança e defendeu mudanças na legislação penal. “Precisamos intensificar o enfrentamento ao crime organizado no Estado do Ceará em todo o território cearense e buscar aproximar ainda mais o Poder Judiciário, o Ministério Público e esperar que o Congresso Brasileiro possa alterar a Lei Penal Brasileira, para que a gente não continue a ter uma situação de estar prendendo mais faccionados, mais dentro do crime organizado e, às vezes, eles sendo soltos. Nós estamos prendendo 90% a mais o número de pessoas de facções e estamos assistindo ainda a situação de alguns deles serem soltos. Nós precisamos garantir que o trabalho da polícia seja efetivo, em frente, prenda, mas que ele continue preso”, afirmou.

O governador também comentou sobre o processo de renovação da frota de viaturas da Polícia Militar. “A situação do contrato que nós tínhamos de viaturas, boa parte das viaturas do Ceará, metade são nossas, metade são alugadas, e as viaturas alugadas a empresa não teve mais interesse em alugar. E nós tivemos que fazer uma nova licitação, enquanto não tinha nova licitação nós requisitamos as viaturas, mas não tivemos mais a condição da reposição imediata como a empresa fazia antes. Então nós estamos concluindo a licitação já para assinatura de contrato e muito em breve nós teremos uma melhoria significativa das viaturas da Polícia Militar do Ceará porque nós temos uma nova empresa, uma nova licitação que aconteceu e as viaturas vão ser colocadas à disposição dos nossos policiais”, explicou.

Cedro também recebeu uma central de videomonitoramento com 14 câmeras, entre equipamentos de vigilância e de leitura de placas de veículos, que auxiliam na identificação de automóveis furtados ou roubados. Em todo o Ceará, o sistema de videomonitoramento já soma mais de 4,2 mil câmeras integradas, operadas pelo Governo do Estado em parceria com outros órgãos de segurança.