Com o intuito de aumentar o número de celulares recuperados, nesta sexta-feira (04/04) será implementado um sistema de notificação automática para dispositivos furtados ou roubados. Como parte do programa Celular Seguro, qualquer aparelho que tiver um novo chip ativado receberá uma mensagem via SMS ou WhatsApp, alertando o usuário sobre a situação. A iniciativa visa dificultar o uso e a revenda desses aparelhos.
A estratégia do Governo Federal já foi testada com sucesso em estados como Ceará, Amazonas e Piauí, onde ferramentas semelhantes ajudaram a reduzir os índices de crimes envolvendo celulares. No Ceará, a plataforma MeuCelular, em operação desde abril de 2024, mais de 7 mil celulares foram recuperados e os furtos de aparelhos caíram 7,4%. Os roubos também tiveram uma queda de 15,3%.
O sistema viabiliza o registro de dispositivos com detalhes como marca, modelo e número de identificação. Em caso de furto ou roubo, o proprietário pode emitir um alerta na plataforma, agilizando o monitoramento pelas autoridades sem necessidade de um boletim de ocorrência. Atualmente, mais de 37 mil celulares já estão cadastrados no Ceará e a expectativa é que esse número aumente com a novidade.
Além do sistema de notificação, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou ao Palácio do Planalto um projeto de lei. A proposta pretende aumentar em até 50% a pena para pessoas envolvidas na receptação de celulares roubados
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.