PUBLICIDADE

Censo 2022 aponta aumento da população indígena no Cariri

Foto: Thiara Montefusco

Dados divulgados pelo Censo 2022 mostram que a população indígena do Cariri cresceu 11% em 12 anos. O número passou de 2.909 para 3.234 pessoas desde o último levantamento, ampliando também o entendimento sobre a diversidade da região, que agora registra 23 etnias e cinco línguas indígenas em uso.

Os municípios de Crato e Juazeiro do Norte continuam liderando em representatividade, com 353 e 351 indígenas, respectivamente. Já cidades como Altaneira, Granjeiro, Jati e Potengi aparecem na outra ponta, contabilizando apenas um indígena cada. O levantamento apontou ainda quedas significativas em alguns municípios, como Caririaçu, que reduziu de 102 para 22, e Mauriti, de 50 para 10 habitantes que se identificam como indígenas.

No Estado do Ceará, o número de etnias identificadas saltou de 93, em 2010, para 140 em 2022. A etnia Tapeba segue como a mais numerosa do estado, com 11.189 pessoas. Para a liderança indígena Joedson Kariri, o fortalecimento das comunidades locais é fruto de mobilização social e política. Ele destaca a necessidade de cultivar tradições, “As ações são feitas para fomentar a identidade e o pertencimento indígena na região. “Gostamos de dizer que cultura é algo que se cultiva. Se a gente deixa de cultivar, a gente fragiliza as nossas tradições, cosmovisões e modos de vida. É preciso cultivar a nossa maneira de viver, de se relacionar com a natureza e com o mundo”, afirmou.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir