O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato, está recebendo, de 26 a 30 de março, o Festival Tela Cariri – O Nordeste é Coisa de Cinema. Com uma programação diversificada, a realização conta com exibições de filmes, mostra competitiva, palestras, workshops, rodada de negócios, shows e encontros entre realizadores. Toda a programação é gratuita.
A chegada do festival ao equipamento fortalece iniciativas já desenvolvidas pelo CCCariri, como o Cineclube Cego Aderaldo, que democratiza o acesso ao cinema e promove debates sobre a sétima arte.
Com uma curadoria que valoriza a produção audiovisual do Nordeste, o festival recebeu mais de 400 inscrições de todos os estados da região para a Mostra Competitiva, coordenada por Janaína Diniz. Além da Mostra Competitiva, que contará com 31 filmes (24 curtas e 7 longas), o Festival também apresentará as Mostras Chapada do Araripe e Universitária, além de workshops, palestras, laboratório de criação e a rodada de negócios “O Nordeste é Coisa de Cinema”, realizada de 26 a 28 de março. Durante esse período, as produtoras dos filmes terão a oportunidade de se conectar com players do mercado, como A2 Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil, Canal Curta e Europa Filmes.
As exibições no equipamento acontecerão em espaços como o Parque, com uma tela inflável de tecnologia 4K para as projeções ao ar livre, proporcionando uma experiência cinematográfica acessível e descontraída ao público. Além disso, o Pequeno Palco será dedicado à exibição de curtas-metragens, enquanto outras salas receberão rodas de negócios, palestras e seminários sobre a Lei Paulo Gustavo, políticas públicas para o audiovisual e a produção independente.
O evento reunirá produtores, empresas de streaming e outros profissionais do setor, o que representa uma oportunidade significativa para o fortalecimento do audiovisual nordestino e brasileiro.