Após a demolição do Edifício São Pedro, estava previsto que o terreno do local seria usado para ser um dos novos espaços do Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC). Contudo, na verdade, o lugar será usado para ser sede do Centro de Eventos da instituição.
Segundo o reitor Custódio Almeida, o terreno é comandado pela União, e que, até o momento, as negociações para utilização do espaço estão sendo positivas. Com isso, está acontecendo apenas a espera do aval, para que assim a construção do Centro de Eventos da UFC possa começar.
Com a confirmação da utilização do terreno, o local deve se chamar “Centro Cultural Iracema”, no qual irá sediar feiras de profissões, congressos, grandes eventos e apresentações culturais, fora uma extensão do Museu de Arte da UFC.
Além disso, o Centro de Eventos da universidade será um dos três equipamentos programados para compor o Campus Iracema. Os outros serão o Instituto de Cultura e Arte (ICA), que atualmente fica no Campus do Pici, mas será movido para o antigo Centro Distribuição dos Correios, e um outro ainda não revelado, que ficará no prédio do antigo Acquário do Ceará.
Contudo, a mudança do ICA para o novo campus será decidido pelo novo centro, que, até então, ainda está discutindo essa possibilidade.
Recursos e projetos ainda serão negociados, uma vez que é necessário que a União resolva com os atuais 141 proprietários do terreno do São Pedro, que cerca de 120 estão inadimplentes, com o Registro Imobiliário Patrimonial (RIP) em cancelamento. Enquanto isso, os 20 adimplentes já estão quitados com a União e devem receber uma indenização.
Almeida diz que a UFC já notificou a Superintendência Pública da União (SPU) do interesse em utilizar o terreno. “Todas as tratativas para que esse processo se desenrole e a UFC de fato tome posse como agraciada no seu pedido, são tomadas pela SPU. Nós enquanto universidade, não estamos nos metendo no procedimento regular”, falou o reitor.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC