A Secretaria da Saúde (Sesa) tem encontrado dificuldades ao localizar pacientes selecionados para as cirurgias eletivas. Muitos estão com contatos inexistentes, como, por exemplo, o número de telefone e o endereço utilizados para agendar a consulta pré-cirúrgica com o especialista. A orientação da Sesa aos pacientes que esperam por uma cirurgia eletiva é que atualizem seu cadastro na plataforma Saúde Digital.
Até a última terça-feira (13), 792 cirurgias eletivas foram realizadas, porém dos primeiros 8.200 pacientes, cerca de 27% não foram encontrados. Segundo a coordenadora de Telessaúde e Fila Cirúrgica da Sesa, Melissa Medeiros durante o período de busca dos primeiros pacientes, verificou-se uma quantidade muito grande de pessoas que não foram localizadas.
Lançado em abril, o mutirão estadual para realização de cirurgias eletivas deve contemplar, em todo o Ceará, cerca de 45 mil procedimentos em unidades de saúde parceiras. Entre os procedimentos realizados do programa em andamento, estão hernioplastia, laqueadura tubária, histerectomia, prostatectomia, vasectomia e cirurgias cardíacas.
Atualmente, 68.107 pessoas estão cadastradas nos sistemas de regulação do Estado e do município de Fortaleza para a realização de cirurgias eletivas. Com investimento inicial de R$135 milhões, o Plano Estadual fará cerca de 29 mil procedimentos. Cirurgia-geral, Ortopedia/Traumatologia, Ginecologia, Oftalmologia e Urologia são as especialidades com maior demanda.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.