PUBLICIDADE

Chapada do Araripe tem mais de 2 mil hectares de área desmatada, aponta operação do ICMBio

Foto: ICMBio

Uma operação realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) constatou que na área da Chapada do Araripe existem mais de 2 mil hectares desmatados irregularmente. A operação, intitulada Guardiões da Chapada do Araripe tem como intuito conter os índices de desmatamento no bioma da Caatinga, em especial na Área de Proteção Ambiental (APA), que fica na divisa dos estados de Ceará, Pernambuco e Piauí, ocorreu entre os dias 12 a 30 de abril. 

Reconhecida como “Caixa d’água do Sertão”, a Chapada do Araripe é reconhecida como uma das unidades de conservação mais importantes da Caatinga com diversas nascentes que fazem o abastecimento de várias bacias hidrográficas importantes em toda a região. Entretanto, a floresta vem sofrendo com o desmatamento provocado pelas ações humanas. 

De acordo com dados do MapBiomas, entre os anos de 2022 a 2025, cerca de 1500 alertas de desmatamentos foram realizados na unidade de conservação, o que totalizou cerca de 12 mil hectares desmatados. No ano de 2023, foram mais de 5900 hectares que foram destruídos ilegalmente. Foram lavrados ao final da operação, 130 autos de infração e termos de embargo, o que resultou em mais de R$6,5 milhões de multas que foram aplicadas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir