A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Chove em mais de 80 municípios no estado, precipitações chegam a 130 mm

chuva_em_flecheiras_trairi_ceara_7_janeiro_2016O Ceará registrou chuva em pelo menos 84 municípios até a manhã desta quinta-feira (7), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior foi em Icó, na região Centro Sul do estado, com 130 milímetros.

Outras cidades que apresentaram as maiores precipitações foram Arneiroz (95 mm), Crateús (95 mm), Quiterianópolis (95 mm), Baixio (93 mm), Quixelô (85 mm), Novo Oriente (85 mm), Cedro (83 mm), Cariús (82 mm), Várzea Alegre (75 mm). Em Fortaleza, o posto Água Fria registrou 11 mm.

De acordo com a Funceme, há nuvens sobre todo o estado do Ceará, conforme imagem de satélite às 8h15, devido à influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico típico de pré-estação chuvosa do Ceará, que está atuando na região Nordeste do país.

A previsão do órgão é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do estado no decorrer do dia, e também para sexta-feira (8). No sábado (9), previsão de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.

Chove em mais de 80 municípios no Ceará; precipitações chegam a 130 mm (Foto: Reprodução/Funceme)Atuação do El Niño
O meteorologista da Funceme, Davi Ferran, explica que as chuvas de janeiro e fevereiro não têm relação com os meses seguintes.

“Estamos sobre atuação de El Niño. O que aconteceu no passado em anos de El Niño é que as chuvas de janeiro e fevereiro não têm muita correlação, ou seja, pode ser tanto normal, quanto abaixo do normal ou chuvoso, nesses dois primeiros meses. Já em março, abril e maio uma característica principal em anos de El Niño é exatamente uma forte redução das chuvas”, adianta.

Está prevista para o fim deste mês a divulgação da Funceme do prognóstico da quadra chuvosa de 2016.

G1

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir