Fortaleza registrou a primeira chuva mais impactante do ano de 2025 na madrugada de terça para quarta-feira (15/01). De acordo com a Funceme, foram 132 milímetros nesse intervalo de 24 horas. O volume foi o suficiente para realçar um problema histórico da capital: os transtornos acarretados no Centro da cidade decorrente de chuvas intensas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
De acordo com as imagens, a precipitação da madrugada e manhã desta quarta-feira (15/01) deixou o bairro totalmente tomado pela água, sem abertura para escoamento. Quem passou pelo trecho relatou as dificuldades de pedestres, veículos e de comerciantes que trabalham no entorno. De acordo com a Defesa Civil, o órgão recebeu o chamado para atender a pelo menos cinco ocorrências.
Uma delas foi registrada no bairro Cais do Porto. Segundo a Defesa Civil de Fortaleza, uma família acionou socorro após um desabamento parcial. Com a chegada do suporte, as pessoas da residência tiveram de deixar o local para buscar abrigo na casa de parentes. O local foi isolado.
Ainda de acordo com a Funceme, todos os 184 municípios do Ceará registraram chuvas até às 16h desta quarta-feira. Cidades como Pacujá e Forquilha, na Região Norte, receberam mais de 200 milímetros de chuva. A expectativa continua favorável para chuvas por todas as regiões do Ceará. Porém, ainda de acordo com a Funceme, as precipitações podem estar em um nível moderado.
As temperaturas mínimas, principalmente nas regiões serradas, podem atingir os 19ºC. Já as máximas, com concentração no Cariri, ficaram entre 30ºC e 35ºC.
Efeitos das chuvas intensas
As chuvas intensas dos últimos três dias na Região Norte do Ceará deram um aporte considerável de água a determinados reservatórios. Um deles foi o Açude Forquilha, que leva o mesmo nome da cidade onde está situado. Neste município, as chuvas de terça para a quarta-feira desta semana chegaram a se aproximar dos 200 milímetros.
O açude volta sangrar menos de um ano depois de ter atingido sua capacidade máxima em 2024. No ano passado, o Forquilha sangrou no dia 28 de fevereiro. Considerado um reservatório de médio porte, o açude em questão faz parte da Bacia do Acaraú e possui a capacidade de armazenar 50,3 milhões de metros cúbicos de água.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)