Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down têm dia especial na Arena Castelão
Fortaleza, 28 de maio de 2023 – Mais de 40 crianças acompanhadas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Assembleia Legislativa, tiveram a oportunidade única de vivenciar uma experiência emocionante neste domingo. Em parceria com o Governo do Estado, por meio da Casa Civil, o Ciadi promoveu uma visita à Arena Castelão e possibilitou que as crianças assistissem a uma partida de futebol de perto.
Pela primeira vez na história, o estádio abriu suas portas exclusivamente para mulheres e crianças, em um gesto de inclusão e apoio à causa. As crianças acompanharam o jogo entre Ceará e Novorizontino pela série B do Campeonato Brasileiro, enquanto o clube cearense cumpria uma punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol.
A ação foi parte de um conjunto de atividades promovidas pelo Ciadi, que tem como objetivo oferecer autonomia e lazer para meninos e meninas com TEA e síndrome de Down. Durante o evento, mães e filhos contaram com o apoio de 18 profissionais da equipe técnica do Ciadi, que estiveram presentes para garantir o bem-estar e a segurança das crianças. Além disso, as crianças diagnosticadas com TEA receberam abafadores de ruído, gentilmente disponibilizados pelo clube.
A coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz, ressaltou a importância dessas atividades fora do centro para trabalhar as habilidades sociais e proporcionar momentos de lazer aos usuários. “Nosso objetivo é oferecer suporte e orientação às mães para que elas não se sintam constrangidas e estejam com seus filhos onde desejarem. É para isso que trabalhamos a inclusão, para que eles estejam em qualquer lugar”, explicou Sáskya.