De iniciativa do deputado estadual Stuart Castro (Avante), foi aprovado o projeto de lei que torna Mulungu, na região do Maciço de Baturité, como a “Capital do Café” no Ceará. Com a aprovação na Assembleia Legislativa, Mulungu terá mais um atrativo para o desenvolvimento econômico e turístico.
O objetivo da proposta do deputado Stuart é fortalecer o município na busca pela captação de mão de obra qualificada para alavancar tal produção. O parlamentar também prima pela realização de cursos técnicos-científicos de capacitação para o cultivo do café, o que pode culminar no aumento de receitas financeiras.
O deputado, que é natural da cidade, avalia que o título não é apenas simbólico, mas que vai representar conquistas no campo prático para Mulungu e região do Maciço. “A região do Maciço de Baturité exporta cerca de 12 mil sacas de café por ano. Na região nós temos o centenário Sítio São Roque, que é onde concentra maior parte dessa produção. Essa medida vem em reconhecimento ao desenvolvimento da agricultura familiar. Fico muito feliz em poder contribuir com o meu município, em desenvolvimento econômico e turístico”, enfatizou.
Ouça:
Histórico
O Maciço de Baturité destaca-se como importante produtor de café há quase dois séculos. O produto se adaptou bem ao solo devido a combinação de altitude e clima ameno. Mulungu carrega essa particularidade pelo contato com todo o processo de produção, desde o plantio até a torragem final.
O cultivo sombreado em sistema agroecológico vem sendo disseminado entre agricultores da região e feito em pequenas e médias propriedades rurais, incluindo as de agricultura familiar
O Estado do Ceará vem se tornando referência quanto a produção da tradicional bebida, inclusive sendo listado pela BSCA, Brazilian Specialty Coffee Association.
Foto: Pedro Cavalcante