
Semeado pela cultura de tradição popular do Ceará, suas manifestações, saberes e ofícios, o Encontro Mestres do Mundo, que chega a sua 16ª edição, tem o propósito de celebrar os ciclos da natureza em uma terra aflorada por um bioma ancestral, colorido e plural. Nessa perspectiva, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo será o local de uma programação gratuita e aberta ao público, entre os dias 5, 6 e 7 de dezembro, a partir de atividades que são voltadas aos patrimônios culturais imateriais no estado.
O Encontro realizará rodas de saberes, homenagens, feira criativa, oficinas, terreirada e uma rica programação artística. Além disso, os três dias de evento serão compostos pelo Simpósio do Patrimônio Imaterial, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), com o intuito de estimular o diálogo e a troca de conhecimentos para discussão e fortalecimento das políticas públicas voltadas à salvaguarda da cultura de tradição popular.
“É com alegria que o Centro Cultural do Cariri recebe pela segunda vez o Encontro Mestres do Mundo, momento de refletir e celebrar sobre as mestridades, coletividades e os saberes ancestrais e a natureza como meio para pensar o presente e o futuro, em diálogo com os saberes que constroem a identidade cultural do Ceará”, ressalta Bitu Cassundé, Gerente de Patrimônio Cultural e Memória do CCCariri.
A programação é voltada ao fortalecimento da política dos Tesouros Vivos do Ceará, iniciativa que reconhece, protege e valoriza a diversidade dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais do Estado, tendo em vista ser um encontro educativo que movimenta e se volta para valorização do patrimônio cultural imaterial cearense, para além de ser uma grande celebração da força, beleza, saberes, ofícios e fazeres dos mestres e mestras que promovem formas de vida socialmente sustentáveis.
No primeiro dia da programação, na quinta-feira (5/12), as atividades iniciam com a acolhida dos detentores e detentoras dos saberes e as ações relacionadas ao Simpósio do Patrimônio Imaterial. Além disso, haverá o tradicional Cortejo de Abertura, com a energia, brilho e sons de 10 grupos de tradição do Cariri, transformando as ruas do Crato em um grande terreiro de festa e alegria. Também compõem a programação do dia homenagens aos Tesouros Encantados, apresentação do Reisado Boi Coração do Mestre Chico Emília (Quixadá/CE), e show musical com Lívia Mattos e Alessandra Leão junto à Cici De Oxalá e Nary Nunes Kariri-Xocó.
Na sexta-feira (6), serão continuadas as ações que refletem acerca da importância de valorização dos mestres e mestras, por meio de mesas temáticas do Simpósio, bem como serão iniciadas as rodas de saberes e as oficinas. Com homenagem à Mestra Margarida, a data também oferece apresentações do Trio Flor de Pequi, com os irmãos Aniceto (Crato/CE), Dança do Coco das Batateiras – Mestra Edite (Crato/CE), Dança do Coco de Lagoa – Mestre Moisés (Trairi/CE) e Show Afro Congo Beat, com Fábio Carvalho (ES).
As celebrações aos guardiões e guardiãs da memória culminam no sábado (7/12). Além da continuação das rodas de saberes, oficinas e do Simpósio do Patrimônio Imaterial, a programação será abrilhantada pela Homenagem ao Pajé Luís Caboclo (Itarema/CE), com mestres e mestras Indígenas, Aboio de Mestra Dina (Canindé/CE) e Mestre Pedro Coelho (Acopiara/CE), Drama de Chegada com Mestra Ana (Tianguá/CE), Cavalo Marinho Raiz do Mestre Zequinha (Bayeux/PB), o show Chorinho, com Luizinho Calixto e Mestre Macaúba, e o show de encerramento, com Saulo Duarte (PA), junto a Manoel Cordeiro (PA).
Durante os três dias de programação, o público também poderá contemplar a Feira dos Mestres, no Terreiro das Artes, e o Espaço Imersivo Oswald Barroso – Miragens e Travessias, na Galeria Átrio.