PUBLICIDADE

Cidade de Crato se prepara para receber XVI Encontro Mestres do Mundo

Encontro mastres do Mundo Programação dia 2.

Semeado pela cultura de tradição popular do Ceará, suas manifestações, saberes e ofícios, o Encontro Mestres do Mundo, que chega a sua 16ª edição, tem o propósito de celebrar os ciclos da natureza em uma terra aflorada por um bioma ancestral, colorido e plural. Nessa perspectiva, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo será o local de uma programação gratuita e aberta ao público, entre os dias 5, 6 e 7 de dezembro, a partir de atividades que são voltadas aos patrimônios culturais imateriais no estado.

O Encontro realizará rodas de saberes, homenagens, feira criativa, oficinas, terreirada e uma rica programação artística. Além disso, os três dias de evento serão compostos pelo Simpósio do Patrimônio Imaterial, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), com o intuito de estimular o diálogo e a troca de conhecimentos para discussão e fortalecimento das políticas públicas voltadas à salvaguarda da cultura de tradição popular.

“É com alegria que o Centro Cultural do Cariri recebe pela segunda vez o Encontro Mestres do Mundo, momento de refletir e celebrar sobre as mestridades, coletividades e os saberes ancestrais e a natureza como meio para pensar o presente e o futuro, em diálogo com os saberes que constroem a identidade cultural do Ceará”, ressalta Bitu Cassundé, Gerente de Patrimônio Cultural e Memória do CCCariri.

A programação é voltada ao fortalecimento da política dos Tesouros Vivos do Ceará, iniciativa que reconhece, protege e valoriza a diversidade dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais do Estado, tendo em vista ser um encontro educativo que movimenta e se volta  para valorização do patrimônio cultural imaterial cearense, para além de ser uma grande celebração da força, beleza, saberes, ofícios e fazeres dos mestres e mestras que promovem formas de vida socialmente sustentáveis.

No primeiro dia da programação, na quinta-feira (5/12), as atividades iniciam com a acolhida dos detentores e detentoras dos saberes e as ações relacionadas ao Simpósio do Patrimônio Imaterial. Além disso, haverá o tradicional Cortejo de Abertura, com a energia, brilho e sons de 10 grupos de tradição do Cariri, transformando as ruas do Crato em um grande terreiro de festa e alegria. Também compõem a programação do dia homenagens aos Tesouros Encantados, apresentação do Reisado Boi Coração do Mestre Chico Emília (Quixadá/CE), e show musical com Lívia Mattos e Alessandra Leão junto à Cici De Oxalá e Nary Nunes Kariri-Xocó.

Na sexta-feira (6), serão continuadas as ações que refletem acerca da importância de valorização dos mestres e mestras, por meio de mesas temáticas do Simpósio, bem como serão iniciadas as rodas de saberes e as oficinas. Com homenagem à Mestra Margarida, a data também oferece apresentações do Trio Flor de Pequi, com os irmãos Aniceto (Crato/CE), Dança do Coco das Batateiras – Mestra Edite (Crato/CE), Dança do Coco de Lagoa – Mestre Moisés (Trairi/CE) e Show Afro Congo Beat, com Fábio Carvalho (ES).

As celebrações aos guardiões e guardiãs da memória culminam no sábado (7/12). Além da continuação das rodas de saberes, oficinas e do Simpósio do Patrimônio Imaterial, a programação será abrilhantada pela Homenagem ao Pajé Luís Caboclo (Itarema/CE), com mestres e mestras Indígenas, Aboio de Mestra Dina (Canindé/CE) e Mestre Pedro Coelho (Acopiara/CE), Drama de Chegada com Mestra Ana (Tianguá/CE), Cavalo Marinho Raiz do Mestre Zequinha (Bayeux/PB), o show Chorinho, com Luizinho Calixto e Mestre Macaúba, e o show de encerramento, com Saulo Duarte (PA), junto a Manoel Cordeiro (PA).

Durante os três dias de programação, o público também poderá contemplar a Feira dos Mestres, no Terreiro das Artes, e o Espaço Imersivo Oswald Barroso – Miragens e Travessias, na Galeria Átrio.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir