A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cinco municípios cearenses alcançam metas de cobertura vacinal infantil

O encerramento do programa “Imuniza+: Um projeto para melhoria da cobertura vacinal infantil no Ceará” ocorreu nesta sexta-feira (26/04), em Fortaleza. Na ocasião, foram divulgados dados que revelaram que cinco municípios cearenses superaram o índice de 95% da cobertura vacinal infantil recomendado pelo Ministério da Saúde para crianças de até 2 anos de idade.

Os municípios de Acopiara, Ibaretama, Icapuí, Iracema e São Luís do Curu conseguiram elevar suas taxas de cobertura vacinal, saindo de índices abaixo de 80% para 90% para a vacina BCG e 95% para as demais vacinas no período de 2022 a 2023. O monitoramento abrangeu vacinas como BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Meningocócica, Pneumocócica, Pentavalente, Poliomielite, Rotavírus, Tríplice Viral e Varicela.

Cinco municípios cearenses alcançam metas de cobertura vacinal infantil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O programa “Imuniza+” foi coordenado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). Seu objetivo foi fortalecer as estratégias de vacinação infantil nos municípios cearenses com índices de cobertura vacinal abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Durante o programa, foram identificadas diversas deficiências que contribuíram para a baixa cobertura vacinal em alguns municípios. Entre eles, problemas na distribuição das vacinas, validade próxima do vencimento e doses inadequadas para a demanda local. A partir dessas constatações, o projeto buscou promover ações corretivas e melhorias nos processos de vacinação.

Atualmente, apenas 14 municípios cearenses possuem quatro ou mais vacinas com cobertura vacinal abaixo de 80%. Entre eles estão Fortaleza, Itapipoca, Aracati, Camocim, Crato, Caucaia, Ipu, Maracanaú, Aquiraz, Eusébio, Jardim, Juazeiro do Norte, Tururu e Pacajus.

Apesar do encerramento do programa, a coordenadora do Caosaúde, Ana Karine Serra Leopércio, anunciou que ações de monitoramento serão realizadas periodicamente nos municípios. Isso inclui alertas e reuniões quadrimestrais para aqueles que apresentarem baixos índices vacinais.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir