A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cinco novos Creas serão construídos pelo Governo do Estado

Cinco novos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas regionais) estão sendo construídos pelo Governo do Ceará. A iniciativa tem como objetivo combater às violações de direitos em todo o Estado. Os novos centros ficarão localizados nas cidades de Milhã, Pacujá, Umirim, Saboeiro e Potengi, se juntando a outras três unidades existentes nas regiões metropolitanas, Cariri, Vale do Jaguaribe e Maciço de Baturité.

A implantação destes novos Creas está sendo executada pela Secretaria da Proteção Social (SPS), e terá um investimento de aproximadamente R$ 650 mil para cada unidade. Todas as obras serão construídas simultaneamente e estão previstas no Plano Estadual de Municipalização e Regionalização dos serviços de Proteção Social de Média e Alta Complexidade, que foi desenvolvido em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Onélia Santana, titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), afirma que objetivo da implantação dos novos Centros é interiorizar a política da Assistência Social e combater as violações de direitos em todo o território do Estado. “A construção dos Creas vai trazer mais dignidade e cuidados para a população vulnerável do Ceará. Os novos equipamentos sinalizam o compromisso deste governo com a política da Assistência Social e, sobretudo, do combate incessante a toda e qualquer violação de direitos”, completa Onélia

Além disso, a secretária da SPS afirma que a chegada de novos Centros é uma consequência da universalização  dos cofinanciamento dos outros 117 Creas municipais do Estado. “Com o cofinanciamento total destes equipamentos, tivemos um fortalecimento gigantesco do serviço. O Governo do Ceará investiu um montante de R$ 5,2 milhões para cofinanciar os Creas municipais e assegurar que nenhuma família ou pessoa fique sem atendimento digno em casos de negligência ou violência que venham a sofrer. Este é um investimento para garantir que as pessoas tenham um atendimento digno e possam ser acompanhadas por uma rede de proteção eficaz”, enfatiza a secretária.

Os municípios escolhidos para sediar os Creas foram selecionados por meio de uma análise dos dados do Censo e Mapa de Riscos Pessoal e Social do Estado do Ceará (Cemaris), no qual foram nomeadas as localidades classificadas como de pequeno porte I e II, com até 50 mil habitantes e uma demanda de violação de direitos significativa.

Mônica Gondim, coordenadora da Proteção Social Especial da SPS, diz que a secretaria sabe que a violação de direitos ainda atinge um número significativo de pessoas no Estado, e que todos os dias recebem casos de violência contra a mulher, racismo e homofobia. A mesma acredita que, com estes novos equipamentos, a Rede de Proteção do Estado será fortalecida para que todas as pessoas necessitadas recebam os cuidados necessários.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir