O 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema começa neste sábado (09/11) e segue até o dia 15 de novembro, em Fortaleza. A edição de 2024 se inicia com a estreia mundial de “Brasiliana: O musical negro que apresentou o Brasil ao mundo”, dirigido por Joel Zito Araújo, celebrando a diversidade e a riqueza do cinema ibero-americano. Ao todo, serão exibidos 15 longas e 32 curtas-metragens em sessões à tarde e à noite, no Cineteatro São Luiz e na Caixa Cultural Fortaleza.
A cerimônia de abertura, marcada para as 19h do sábado, também homenageará os 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC). O reitor Custódio Almeida receberá o Troféu Eusélio Oliveira, reconhecendo a parceria histórica da instituição com o Cine Ceará desde sua criação, em 1991. Após a solenidade, ocorrerá a primeira exibição do festival, com a presença de parte da equipe do filme, incluindo o diretor Joel Zito Araújo, o produtor Daniel Couto, o diretor de fotografia Kiko Barbosa e o corroteirista Itamar Dantas.
A competição Ibero-americana de Longa-metragem inclui seis produções de destaque. Outros títulos concorrentes incluem “Um lobo entre os cisnes” (Marcos Schechtman e Helena Varvaki, Brasil), “Milonga” (Laura González, Uruguai-Argentina), “EN LA CALIENTE – Contos de um Guerreiro do Reggaeton” (Fabien Pisani, Cuba-EUA), “Linda” (Mariana Wainstein, Argentina) e “A bachata do Biônico” (Yoel Morales, República Dominicana).
Além dos longas, o festival também realiza competições de curtas na Mostra Brasileira de Curta-metragem e na Mostra Olhar do Ceará. As exibições da Mostra Olhar do Ceará começam no domingo, às 14h, no Cineteatro São Luiz, enquanto os curtas brasileiros competitivos estreiam na segunda-feira à noite. Já a Mostra Cine Ceará Itinerante, que leva sessões a diferentes cidades, estará em Juazeiro do Norte, Sousa (PB) e Fortaleza, com exibições nos dias 12, 13 e 21 de novembro.
Programação
Os debates com realizadores das mostras competitivas estão programados para as manhãs seguintes às exibições dos filmes, no Hotel Sonata de Iracema e na Sala Seu Vavá, no Cineteatro São Luiz. No domingo, após a exibição de “Um lobo entre os cisnes”, haverá uma sessão especial do documentário “Lampião, Governador do Sertão” (Wolney Oliveira), às 18h no Cineteatro São Luiz.
A programação inclui Mostras Sociais que acontecem na terça e na quarta-feira, dias 12 e 13, na Caixa Cultural Fortaleza. Voltadas a públicos específicos, essas exibições serão gratuitas e priorizarão escolas públicas e instituições sociais. Entre os filmes exibidos, destacam-se “Mussum, o Filmis” (Sílvio Guindane, Brasil), para a Mostra Melhor Idade, “Escola de Quebrada” (Kaike Alves e Thiago Eva, Brasil), na mostra “O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece”, e “Mirador” (Bruno Costa, Brasil), na Mostra Acessibilidade.
A partir do dia 9 de novembro, o público poderá acessar gratuitamente uma seleção de curtas e um longa-metragem do festival na plataforma Itaú Cultural Play. O conteúdo estará disponível em smart TVs, dispositivos móveis e pela web.
Ingressos e Acesso ao Festival
Os ingressos gratuitos para as sessões no Cineteatro São Luiz podem ser reservados pelo Sympla a partir das 14h do dia anterior à exibição. No Cineteatro, cada pessoa pode retirar até dois ingressos por sessão, enquanto o acesso às Mostras Sociais na Caixa Cultural será prioritário para escolas públicas e instituições, com vagas abertas ao público geral apenas em caso de disponibilidade. Já para os debates, o acesso será por ordem de chegada, respeitando a lotação dos espaços.
Serviço
Data: 9 a 15 de novembro de 2024
Local: Fortaleza
Mais informações no site e nas redes sociais do evento.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.