Em 2025, o Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual celebra sete anos de atuação e consolida sua expansão nacional. Após ter estreado no Ceará em 2019 e levado pela primeira vez sua estrutura para a Paraíba em 2023, a iniciativa chega agora a Minas Gerais com o objetivo de democratizar o acesso das crianças ao cinema e fomentar a formação de um olhar crítico desde a infância.
Com programação gratuita e voltada para o público infantil, incluindo a primeira infância (0 a 5 anos), a 7ª edição acontece entre os dias 7 de agosto e 21 de setembro. No total, serão realizadas 60 sessões de cinema nos três estados, sendo 52 destinadas a estudantes de escolas públicas municipais e oito abertas ao público em geral.

A Mostra inclui medidas de acessibilidade, como audiodescrição, tradução em Libras e legendas descritivas. Além das exibições, o projeto promove 45 debates com o intuito de estimular a criticidade entre os pequenos espectadores. Para os professores, será disponibilizado o “Caderno Miau”, um e-book com ferramentas pedagógicas para dialogar em sala de aula a partir das obras exibidas.
Programação no Ceará
No Ceará, o Cine Miau ocorrerá nas cidades de Fortaleza (7 a 14/08), Pacajus (12 a 16/08), Sobral (20 a 23/08) e Morada Nova (27 a 29/08). Ao longo desses dias, serão 26 sessões, sendo 10 para alunos de escolas públicas e projetos sociais, 12 em creches públicas de Fortaleza e Sobral, e 4 abertas à população, sendo uma em cada município.
A abertura da edição cearense está marcada para o dia 7 de agosto, no Cineteatro São Luiz, com uma sessão para estudantes da rede pública, acessível com audiodescrição e Libras, às 13h. A cerimônia oficial acontece no dia 9 de agosto, às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em sessão ao ar livre e gratuita.

Em Pacajus, as sessões ocorrerão entre os dias 12 e 15 de agosto nas escolas públicas, com encerramento no dia 16 em praça pública, às 19h. Sobral sediará a mostra de 20 a 23 de agosto, com sessões em creches e no Theatro São João, além de uma exibição ao ar livre no Boulevard do Arco.
Em Morada Nova, as atividades ocorrem de 27 a 29 de agosto. Nos dois primeiros dias, as exibições serão destinadas aos estudantes do Centro de Educação Básica Coronel José Epifânio das Chagas. No dia 29, às 19h, o Anfiteatro Dedé Nó Cego receberá o público geral para o encerramento da edição na cidade.
Em todas as cidades, o mascote DJ Miau marca presença para abrir a programação.
Filmes e países participantes
Esta edição traz 20 filmes nacionais e internacionais, com curadoria de Osiel Gomes, diretor do Cine Miau, e da roteirista e cineasta Vanessa Fort. As obras, muitas delas fora do circuito comercial, são escolhidas com base no compromisso de apresentar conteúdos que estimulem o pensamento crítico e criativo das crianças.
Ao todo, estão representados 12 países: Brasil, França, Eslováquia, Hungria, México, Holanda, Coreia do Sul, Portugal, Alemanha, República Tcheca, Bélgica e Bulgária. Do Brasil, há produções oriundas do Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal.
Entre os destaques está o curta-metragem realizado por 12 estudantes da rede pública de João Pessoa (PB). A obra foi produzida durante uma oficina ministrada pelo educador audiovisual Felipe Leal, da Semente – Escola de Educação Audiovisual.

O Ceará participa com a animação “No Início do Mundo” (2024), da cineasta Camilla Osório, que aborda a relação entre uma avó e sua neta em meio à natureza. A diretora é formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Direitos Humanos pela PUC-RS.
Primeira Infância
Pelo terceiro ano consecutivo, o Cine Miau contempla sessões voltadas especialmente para crianças de 0 a 5 anos. A programação é realizada em parceria com a produtora brasiliense BebeLume, liderada por Clarice Cardell e Leonardo Hernandes. Fortaleza e Sobral receberão seis sessões cada em creches públicas.
Compromisso ambiental
O Cine Miau reforça seu engajamento com a sustentabilidade ao adotar a política de carbono zero. As emissões de gases de efeito estufa do projeto serão neutralizadas com o plantio de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.
Realização
O projeto é realizado pelo Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Conta com patrocínio das empresas Smurfit Westrock, Grupo Hope, CooperShoes e Democrata, além de parcerias com prefeituras municipais e instituições culturais. A produção é assinada pela D’grau Produções e Invento Produções Culturais.
Programação
- Fortaleza
07/08 (Quinta) às 13h: Cineteatro São Luiz – Para alunos de escolas públicas
08/08 (Sexta) – 8h, 9h, 10h, 13h, 14h, 15h: creches públicas
09/08 (Sábado) – 18h: MIS – Para público em geral
13 e 14/08 (Quarta e Quinta) – 9h e 14h: CCBJ – Para alunos de escolas públicas
13 e 14/08 (Quarta e Quinta) – 14h: Cinema do Dragão – Para alunos de escolas públicas
- Pacajus
12 a 15/08 (Terça a Sexta) – 9h e 14h: escolas públicas
16/08 (Sábado) – 19h: praça pública – Para público em geral
- Sobral
20/08 (Quarta) – 8h, 9h, 10h, 13h, 14h, 15h: creches públicas
21 e 22/08 (Quinta a Sexta) – 9h e 14h: Theatro São João – Para alunos de escolas públicas
23/08 (Sábado) – 19h: Boulevard do Arco – Para público em geral
- Morada Nova
27 e 28/08 (Quarta e Quinta) – 9h e 14h: Centro de Educação Básica Coronel José Epifânio das Chagas – Para alunos de escolas públicas
29/08 (Sexta) – 19h: Anfiteatro Dedé Nó Cego – Para público em geral
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.