PUBLICIDADE

CIRA inicia audiências com empresas devedoras nesta quarta (10)

Foto: Reprodução

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Ceará (CIRA), entidade da qual o Ministério Público do Estado do Ceará participa por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), dá início, nesta quarta-feira (10/09), às 8h30, a mais uma série de audiências com empresas que acumulam dívidas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Durante os encontros, que ocorrerão na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, será oferecida aos responsáveis a oportunidade de regularizar suas pendências antes da adoção de medidas judiciais nas esferas cível e criminal, que podem alcançar também os sócios das companhias.

De acordo com o CIRA, foram notificadas 95 empresas classificadas como devedoras contumazes do Estado, cujos débitos somam mais de R$ 150 milhões. Conforme explica o coordenador do Gaesf, promotor de Justiça Felipe Diogo de Siqueira Frota, as audiências não se destinam a discutir dificuldades isoladas, “mas sim casos de inadimplência intencional utilizada como modelo de negócio, o que configura concorrência desleal”. A iniciativa ocorre em paralelo à tramitação, no Congresso Nacional, de um projeto de lei que propõe normas mais rígidas para empresas enquadradas como devedoras habituais.

Desde que o CIRA foi instituído, já foram recuperados R$ 155 milhões para os cofres públicos do Estado. Mesmo após a formalização dos acordos, os valores em aberto podem ser reajustados caso os contribuintes optem por condições mais vantajosas em programas de renegociação fiscal.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir