O ex-ministro Ciro Gomes retornará ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) nesta quarta-feira (22/10). A informação foi confirmada pelo presidente estadual do PSDB e prefeito de Massapê, Ozires Pontes. O PSDB Ceará divulgou neste domingo (19/10) o convite para o ato de filiação, que ocorrerá em Fortaleza.
De acordo com Ozires, o ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati foi o principal responsável pela articulação que levou Ciro de volta à legenda, após quase três décadas. A intenção de disputar o governo do Ceará nas eleições de 2026 foi confirmada pelo presidente estadual do partido.
“Em poucos dias ou poucos meses o próprio Ciro Gomes estará anunciando a candidatura dele ao Governo do Estado do Ceará”, adiantou.

Apesar de ser apontado como favorito no grupo de oposição, Ciro ainda não confirmou formalmente sua candidatura. Antes de optar pelo PSDB, ele chegou a avaliar a possibilidade de se filiar ao União Brasil, mas não se manifestou publicamente sobre essa alternativa.
Desfiliação do PDT
Na última sexta-feira (17/10), Ciro Gomes enviou uma carta à direção nacional do PDT solicitando a desfiliação. Ele estava no partido desde 2015 e disputou duas eleições presidenciais. O ex-ministro afirmou que não pretende concorrer novamente à Presidência e, no Ceará, se posiciona como opositor ao PT.
“Eu estou muito infeliz no PDT, só pra você ter ideia, a burocracia do PDT me tirou o partido no Ceará. Então, se eu quiser ser candidato hoje no Ceará, eu não tenho partido, porque meu partido foi vendido para o PT. É chocante”, comentou Ciro no início deste mês de outubro.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.