PUBLICIDADE

Ciro pode vir como candidato ao governo do Ceará

Ciro foi governador do Ceará entre 1991 e 1994. O pedetista já declarou que é a favor da renovação e que não pensa em projetos para o Ceará - (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Ciro foi governador do Ceará entre 1991 e 1994. O pedetista já declarou que é a favor da renovação e que não pensa em projetos para o Ceará – (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Diante do contexto conflituoso, lideranças do PDT articulam as mais diversas ações para que o partido saia com a menor quantidade de prejuízos possíveis. Com as inevitáveis perdas de deputados e prefeitos no Ceará, uma das alternativas da agremiação é lançar Ciro Gomes como candidato a algum cargo eletivo. Após o rompimento de alianças, o PDT não descarta lançar Ciro Gomes como candidato ao Governo do Estado em 2026.

Informações em torno do assunto foram confirmadas pelo próprio presidente nacional do PDT, André Figueiredo. Em entrevista à Folha S.Paulo, o deputado federal, que está à frente do partido de forma interina, explicou que lançar a figura de Ciro faz com que a disputa no Ceará se torne ainda mais interessante. Para tanto, o ex-candidato à presidência precisaria reaver um posicionamento já comunicado à sociedade. Governador do Ceará entre os anos de 1991 e 1994, Ciro Gomes chegou a afirmar, no ano passado, que não possui mais projetos para o Ceará e que é a favor da renovação política.

Representação

De acordo com André Figueiredo, é analisada com criticidade a presença de Ciro em outros campos da política como, por exemplo, a presença do Ferreira Gomes na Câmara Federal. “Ciro sendo deputado federal contribui para a formação de uma bancada sólida. Embora as circunstâncias sejam diferentes, sua presença fortalece a representação parlamentar”.

Em 2026, o Ceará vai eleger duas figuras para o senado, vagas que já estão na mira do PDT. Nesse contexto, também é cogitada a entrada de Ciro na disputa. No entanto, mesmo ciente de que Ciro não tentaria se candidatar à presidência, André afirmou que ele terá todo o direito de se postular ao cargo.

Se essa opção for confirmada, seria  a quinta vez que Ciro Gomes disputaria o cargo. Em 2022, o pedetista deu a entender que poderia rever o posicionamento em uma situação futura.  “Claro que essas coisas sempre podem mudar. Quero deixar registrado aqui que, aos 64 anos, dediquei minha vida inteira à causa do povo brasileiro.”

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir