O Ceará acaba de emplacar três parques entre os mais visitados do Brasil, de acordo com o levantamento Visitômetro dos Parques do Brasil, feito pelo Instituto Semeia com dados de 2023. O Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, foi o campeão de visitação entre todos os parques estaduais do país, somando 598.748 acessos ao longo do ano.
Outros dois nomes cearenses se destacam na categoria dos parques nacionais. Jericoacoara aparece como o parque mais visitado do Nordeste e o terceiro no ranking geral, com 1.487.283 visitantes. Já o Parque Nacional de Ubajara conquistou a oitava posição entre os mais procurados do Brasil, com 210.898 visitas.
No total, o Brasil registrou 15,9 milhões de visitas a parques naturais em 2023, sendo 11,8 milhões em unidades federais e 4,1 milhões em áreas sob gestão estadual. O estudo, inédito em relação aos parques estaduais, cruzou informações públicas, entrevistas com gestores e registros oficiais.
Líderes de Visitação
O Parque Nacional da Tijuca (RJ) lidera o ranking geral com 4,4 milhões de visitas. E, seguida, aparece Iguaçu (PR), com 1,8 milhão, e Jericoacoara (CE), com quase 1,5 milhão. Os três juntos concentraram quase metade de todas as visitas do país.
Já na lista dos parques estaduais mais movimentados, aparecem o Parque do Cocó (CE), com 598.748 visitantes; Jaraguá (SP), com 457.330; Utinga (PA), com 451.295; e Dunas (RN), com 408.320.
Além de ser destaque no ranking individual, o Ceará ficou atrás apenas de São Paulo como o estado que mais recebeu visitantes em parques: foram 676 mil acessos em unidades cearenses, contra um milhão no estado paulista.
Ecoturismo Brasileiro
Um estudo anterior do Instituto Semeia estimou que os parques brasileiros poderiam receber até 56 milhões de visitas por ano, mais que o triplo do registrado em 2023. Isso representaria um impacto de até R$ 44 bilhões no PIB e poderia gerar 1 milhão de empregos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.