PUBLICIDADE

Cocó se destaca como o parque estadual mais visitado do Brasil

O Ceará acaba de emplacar três parques entre os mais visitados do Brasil, de acordo com o levantamento Visitômetro dos Parques do Brasil, feito pelo Instituto Semeia com dados de 2023. O Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, foi o campeão de visitação entre todos os parques estaduais do país, somando 598.748 acessos ao longo do ano.

Cocó se destaca como o parque estadual mais visitado do Brasil
Foto: Divulgação

Outros dois nomes cearenses se destacam na categoria dos parques nacionais. Jericoacoara aparece como o parque mais visitado do Nordeste e o terceiro no ranking geral, com 1.487.283 visitantes. Já o Parque Nacional de Ubajara conquistou a oitava posição entre os mais procurados do Brasil, com 210.898 visitas.

No total, o Brasil registrou 15,9 milhões de visitas a parques naturais em 2023, sendo 11,8 milhões em unidades federais e 4,1 milhões em áreas sob gestão estadual. O estudo, inédito em relação aos parques estaduais, cruzou informações públicas, entrevistas com gestores e registros oficiais.

Líderes de Visitação

O Parque Nacional da Tijuca (RJ) lidera o ranking geral com 4,4 milhões de visitas. E, seguida, aparece Iguaçu (PR), com 1,8 milhão, e Jericoacoara (CE), com quase 1,5 milhão. Os três juntos concentraram quase metade de todas as visitas do país.

Cocó se destaca como o parque estadual mais visitado do Brasil
Na foto, Parque Nacional de Jericoacoara. (Foto: Priscila Forone)

Já na lista dos parques estaduais mais movimentados, aparecem o Parque do Cocó (CE), com 598.748 visitantes; Jaraguá (SP), com 457.330; Utinga (PA), com 451.295; e Dunas (RN), com 408.320.

Além de ser destaque no ranking individual, o Ceará ficou atrás apenas de São Paulo como o estado que mais recebeu visitantes em parques: foram 676 mil acessos em unidades cearenses, contra um milhão no estado paulista.

Cocó se destaca como o parque estadual mais visitado do Brasil
Na foto, Parque Nacional de Ubajara. (Foto: Divulgação/ICMBio)

Ecoturismo Brasileiro

Um estudo anterior do Instituto Semeia estimou que os parques brasileiros poderiam receber até 56 milhões de visitas por ano, mais que o triplo do registrado em 2023. Isso representaria um impacto de até R$ 44 bilhões no PIB e poderia gerar 1 milhão de empregos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir