Com o objetivo de discutir e definir a operação das águas do reservatório durante o segundo semestre de 2016, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional de Iguatu, realizou a Reunião de Alocação Negociada de Água do açude Bengue, nesta quinta (28), no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), no município de Aiuaba.
Durante a reunião, o gerente interino da Cogerh/Iguatu, Mardônio Mapurunga, apresentou a situação hídrica da SubBacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe e os dados técnicos do açude Bengue. Em seguida, houve um debate e, de maneira consensual, os membros da Comissão Gestora definiram o cenário de vazão média de 41 l/s, na qual a operação ocorrerá durante um período de 30 dias, com uma vazão de 188 l/s, finalizando com um rebaixamento de 2,96 m e 10,70 % da capacidade do volume do açude.
Na ocasião, os membros apresentaram, como encaminhamento, a confecção de documento oficial, que será entregue ao Comitê da SubBacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe (CSBHAJ) solicitando a perfuração de um poço profundo para atender à comunidade de Cachoeirinha, localizada no final do trecho perenizado pelo Açude Bengue.
Estiveram presentes na reunião o representante da Federação das Associações Comunitárias de Aiuaba, Cícero Robério, o vereador Antônio Filho, e os representantes dos usuários e da sociedade civil organizada. Representando a Cogerh participaram, o agente de Guarda e Inspeção do Reservatório (AGIR), Ernilson Feitosa, a coordenadora de Gestão, Hewelanya Uchôa, e o técnico de Gestão, Gutemberg Fernandes.
Governo do Estado