O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 disponibilizará 274,8 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o País. As inscrições estarão abertas de 19 a 23 de janeiro, conforme o cronograma oficial do Ministério da Educação (MEC).
As oportunidades estão distribuídas em mais de 7,3 mil cursos, ofertados por 136 instituições federais e estaduais. Entre as universidades com maior número de vagas, a Universidade Federal do Ceará (UFC) aparece entre as dez primeiras colocadas, com 6.408 vagas previstas para esta edição.

O levantamento por curso aponta Pedagogia como a graduação com maior volume de vagas, totalizando 10.145. Em seguida, aparecem Administração, com 9.462, e Matemática, com 9.332. A lista das dez graduações com maior oferta inclui ainda Medicina, Engenharia Civil e Direito.
Sisu
Desde 2024, o Sisu passou a funcionar em edição única anual, reunindo vagas para cursos com início tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo. No último processo seletivo, o sistema ofertou mais de 261 mil vagas em 124 universidades públicas.

De acordo com o calendário oficial, o resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro e as matrículas dos selecionados começam a partir de 2 de fevereiro. Já os candidatos que não forem convocados nessa etapa poderão manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Instituições e Vagas
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista, ofertando 9.120 vagas. Logo em seguida, a Universidade Federal Fluminense (UFF), também no Rio de Janeiro, aparece com 8.931 vagas. A lista inclui ainda as universidades federais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão e Bahia. Essas duas últimas ficando atrás da UFC, com 6.098 e 5.991 vagas, respectivamente.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


