PUBLICIDADE

Com 69 anos, Lord Hotel sofre risco de desabamento 

Foto: Kid Junior

O Lord Hotel, localizado no Centro, também chamado de Edifício Philomeno Gomes (em homenagem ao construtor) está prestes a completar 70 anos em 2026. O imóvel está desocupado há 14 anos e já esteve no centro de um debate sobre o possível uso como sede de um órgão público. Atualmente, o edifício apresenta-se em situação de precariedade com visível risco de desabamento.

O prédio, é tombado provisoriamente pela Prefeitura, esteve sob a posse do Município entre 2019 e 2024, sendo devolvido ao Governo do Estado em julho do ano passado. Após alguns meses da devolução do imóvel, em janeiro de 2025, na reunião do Conselho de Administração da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o presidente do Metrofor, Plínio Pompeu de Saboya, tratou da situação do prédio. 

Na assembleia, Plínio relembrou o fato de que, na época da implementação da Linha Sul do Metrofor,  “estudos técnicos de engenharia realizados concluíram que a proximidade da escavação para a construção da Estação José de Alencar comprometeria as fundações do edifício, ocasionando grave risco de desabamento”. 

Em 2019, 13 anos após o tombamento provisório, o Lord Hotel não tinha instrução de tombamento, mas havia um projeto de reforma para o prédio. Na época, os planos de reforma do local eram para a mudança da Câmara Municipal de Fortaleza para o Centro. Na ocasião, o projeto arquitetônico para a reestruturação do antigo hotel foi aprovado pelo Conselho de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic) e a Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural se comprometeu a finalizar o texto da instrução de tombamento e providenciar os encaminhamentos necessários para o tombamento definitivo. Isto não ocorreu. 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir