PUBLICIDADE

Com a presença dos maiores líderes do PL nacional, Girão lança pré-candidatura ao Governo do Ceará

Girão prega coerência e se coloca como "verdadeira candidatura da Direita" no Ceará para as eleições de 2026 - (Foto: ANC)
Girão prega coerência e se coloca como “verdadeira candidatura da Direita” no Ceará para as eleições de 2026 – (Foto: ANC)

Parece que chegou ao fim o namoro entre Bolsonaristas e o ex-ministro Ciro Gomes, no Ceará. Após meses de conversas em torno de uma possível aliança para as eleições de 2026, os maiores nomes do PL nacional estarão em Fortaleza no próximo domingo (30/11) para manifestar apoio à pré-candidatura do senador Luís Eduardo Girão (Novo) para o Governo do Estado nas eleições do próximo ano. 

Fontes ligadas ao próprio senador apontam a possibilidade de apoio dessas lideranças da extrema-direita à candidatura de Luís Eduardo ao Abolição. O evento será realizado às 9h, em um hotel de Fortaleza, e já tem como presenças confirmadas a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro; e Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara. 

Apoio a Girão é resposta ao silêncio?

De acordo com a organização, a agenda política na capital do Ceará também é vista como um ato em defesa da liberdade e do equilíbrio democrático. O evento ocorre no momento em que Bolsonaro, o maior líder da Direita no País, se encontra preso em prisão preventiva. Neste cenário, possíveis aliados do PL no Ceará (como Ciro Gomes e Roberto Cláudio) não manifestaram solidariedade ao ex-presidente da República até o momento.

“O Ceará precisa abrir um novo ciclo político pautado por propostas verdadeiras, crescimento econômico, saúde eficiente e o combate real à violência […] O Ceará tem jeito, desde que a população opte por uma gestão eficaz, numa perspectiva de centro-direita”, destacou Eduardo Girão.

Outras lideranças nacionais confirmadas

Além das lideranças já mencionadas, o lançamento da pré-candidatura deve reunir outros importantes nomes da política nacional:

  • Romeu Zema, governador de Minas Gerais;
  • Senadora Damares Alves (Republicanos – DF)
  • Senador Magno Malta (PL- ES)
  • Deputados federais Marcel Van Hatten (RS) e Bia Kicis (PL-DF)

O evento também contará com personalidades do meio jurídico brasileiro, como o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol e o desembargador Sebastião Coelho.

Declaração do PSDB

Algumas movimentações em âmbito nacional podem ter peso nas articulações no Ceará. Ciro Gomes, novo presidente do PSDB no Estado, deve recalcular a rota do partido após uma declaração de Aécio Neves. Ex-candidato à presidência da República, Aécio vai tomar posse como presidente nacional do PSDB nesta quinta-feira (27/11). 

Dias antes deste novo passo na política, o deputado federal declarou qual deve ser a postura da sigla para 2026. Aécio Neves definiu “lulismo” e “bolsonarismo” como extremos e afirmou que não daria apoio a nenhuma dessas correntes políticas. “É uma verdade que poucos querem admitir, mas a sociedade brasileira não aguenta mais esses extremos”, afirmou.

Para Aécio, o caminho correto para “pacificar” o Brasil é buscar o equilíbrio entre as forças políticas. “O PSDB vai exatamente onde sempre esteve: na defesa da democracia, mas sem embarcar em projetos radicais. Nem lulismo, nem bolsonarismo. O ano de 2026 não é sobre escolher um lado da polarização”, destacou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir