O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) instituiu um comitê estratégico com o objetivo de enfrentar a fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios previdenciários. Entre eles: aposentadorias, pensões e salário-maternidade.
De acordo com o Governo Federal, a criação do grupo ocorre diante do aumento de 23% no volume de novos requerimentos apresentados. Agora, caberá ao comitê acompanhar os dados, avaliar o cenário e propor medidas para reduzir o número de solicitações pendentes.

Apesar da dimensão da fila, o INSS afirma que o tempo médio de concessão dos benefícios vem registrando queda. Atualmente, o prazo médio para análise e liberação dos pedidos é de 35 dias.
Um levantamento do instituto aponta que cerca de 920 mil processos podem ser solucionados diretamente pelo próprio INSS. Outros 1,9 milhão de pedidos, no entanto, apresentam pendências externas, como ausência de documentação obrigatória e falhas na biometria. Esses casos também deverão ser alvo de análise por parte do novo comitê. O prazo final para a conclusão dos trabalhos está previsto para 30 de junho de 2026.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

