PUBLICIDADE

Com início de quadra invernosa, prevenção contra a Dengue deve ganhar foco 

Com o início das chuvas em grande parte dos municípios do Ceará, a prevenção contra diversas doenças ganham foco, entre elas a Dengue. No Ceará, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), foram registrados 4689 casos de Dengue, por isso os cuidados devem permanecer os mesmos para que a doença não se prolifere e cause mais problemas à população. 

O vírus é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve através da água parada. Os sintomas causados são dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, náuseas, vômitos e manchas vermelhas no corpo.

Entre os métodos de prevenção estão realizar a eliminação de focos de água parada como calhas, pneus velhos, pratinhos de vasos e tampas de garrafas. É recomendável deixar esses objetos ou recipientes em locais secos e que não sejam abertos, onde a água da chuva pode vir a se acumular. As piscinas devem ser mantidas com água tratada com cloro e cobertas, caso não estejam sendo utilizadas. Os bebedouros dos animais devem ser regularmente lavados com bucha e sabão. 

Em caso de sintomas, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima para a realização de consultas e análise clínica, prevenindo assim, uma possível piora no estado de saúde.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir