Em uma sessão que durou apenas 24 minutos, a Câmara Municipal de Caucaia aprovou, em sessão extraordinária nesta sexta-feira (31), a criação de secretarias e regionais. Os vereadores também aprovaram o reparcelamento dos débitos do Município com a Previdência Social e o aumento da alíquota de mais 2% na alíquota da contribuição do regime próprio da previdência para os que ganham acima de R$ 6 mil.
A votação foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Dr.Tanilo Menezes (MDB). Ele justificou a necessidade da adesão ao parcelamento. “A Previdência do Município hoje está quebrada. Só tem dinheiro para pagar até março os aposentados”, revelou Dr. Tanilo.
Apesar de o prefeito Naumi Amorim (PSD) anunciar ter recebido o município com um rombo milionário , a Câmara de Caucaia aprovou reforma mensagem encaminhada por ele que cria diversas secretarias. Foi aprovada a extinção da Secretaria Municipal de Gestão e Governo e a criação das Secretarias de: Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Desenvolvimento Econômico, Administração e Recursos Humanos e Secretarias regionais da Grande Jurema, Litoral e Sertão.
A sessão foi acompanhada por populares, que protestavam durante a votação das matérias. “Vocês não querem ouvir, vamos votar na marra”, ameaçou Dr. Tanilo. O vice-presidente, vereador J Welington (PSD), ao pedir silêncio aos manifestantes, disparou: “Pessoal, faz silêncio aí, pessoal. Pelo amor de Deus, vocês querem é palanque?”, questionou.
Os parlamentares aprovaram ainda o reajuste salarial de 6,27% para os servidores municipais e a destinação de 100% da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “A saúde está um caos. Nós temos recuperar, levantar a nossa saúde do povo”, ressaltou o vereador.