PUBLICIDADE

Com oficinas e espetáculos, Barrancons inicia programações no Cariri a partir desta terça-feira, (11)

 Foto: Divulgação

O coletivo No barraco da Constância tem! chega ao Cariri cearense com performances, oficinas e apresentações gratuitas de 11 a 17 de março, nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Propondo compartilhar atravessamentos da vivência artística em instâncias diversas, o projeto Barracons: circulação em residência e compartilhamento, contempla os estados do Ceará, Maranhão e Pernambuco com mais de 30 atividades, durante os meses de março e abril.

No Cariri, as ações iniciam com o espetáculo “Malsãs e Delirantes”, onde forças invisíveis evocam novas geometrias das ruínas de um brinquedo, fazendo da cidade um campo de festa. A apresentação tem classificação indicativa livre e acontece no dia 11, às 17h, na Praça Padre Cícero, no dia 12, às 19h, na Praça do CC, ambas em Juazeiro do Norte, e no dia 13, às 17h, na Praça Siqueira Campos, em Crato. 

Com exibição em dose tripla, nos dias 14, 15 e 16 de março, o espetáculo “Mystura Tropykal” acontece na ONG Beatos, em Crato, às 19h. O espetáculo dá-se em clima de seresta, que tem como ponto de partida as memórias das infâncias de Ariel Volkova e Honório Félix, intérpretes e diretores do trabalho; a cultura de massa, com a presença de músicas do cancioneiro do forró, do axé e do pagode dos anos 90; e da cultura popular, com a força dos símbolos e canções de festas juninas, de quadrilhas, de folguedos e de maracatus. A classificação indicativa é de 14 anos e conta com acessibilidade em Libras.

As ações formativas ocorrem no sábado e domingo, 15 e 16 de março. “Jogos para inventar brincando – oficina de dança e movimento com crianças”, abre as atividades, das 8h às 12h. A oficina aborda a dança e o movimento como ferramentas coletivas de invenção, investigando dinâmicas corporais disparadas pela brincadeira como expressão e prática da Cultura Popular Tradicional.

No período da tarde, das 13h às 17h, acontece a oficina “Brinquedos para inventar jogando – composição coreográfica e criação de cena”, para artistas profissionais e em formação da dança, performance, corpo e movimento. A prática se estabelece como um exercício de composição impulsionado pelo desejo e curiosidade de inventar jogos e metodologias que geram cenas, a partir do interesse pelo ciclo contínuo entre funcionamento e procedimento observado nos brinquedos populares tradicionais. A classificação indicativa é 16 anos. 

 

Ambas as atividades acontecem durante os dois dias, com 15 vagas cada, por ordem de chegada. Encerrando a programação, no dia 17 de março, segunda-feira, a Roda de Conversa “Redes de articulação da Dança no Nordeste” ocorre na Casa Ucá, em Crato, às 19h. O encontro visa fortalecer redes de articulação local, intermunicipal e interestadual, contribuindo para o desenvolvimento da Dança no Nordeste do Brasil, com foco na criação e na continuidade das políticas públicas, especialmente na formação gratuita.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir