O Governo do Ceará inaugurou o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da cidade de Crato, na Região do Cariri. O equipamento, que teve o investimento de mais de R$ 847 mil, irá proporcionar mais acesso à justiça, resgate da cidadania e a efetivação dos direitos humanos no município e região. O evento, que ocorreu na última quinta-feira (30), foi comandado pelo governador Elmano de Freitas. A unidade de Crato, juntamente com a unidade de Sobral, amplia os trabalhos da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih).
O espaço vai garantir o auxílio psicológico, social e jurídico para as vítimas, com a equipe do CRDH ofertando ainda ações preventivas de enfrentamento à violência. O funcionamento do equipamento ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Durante o evento, o governador destacou a importância do equipamento para a Região do Cariri; “Hoje é um momento importante para quem defende e luta pelos direitos humanos em nosso estado e também no nosso país. Tem gente que plantou muito ódio na sociedade e nós precisamos ter tranquilidade e serenidade para não responder ódio com ódio. Para cada ação de ódio, precisamos responder com um ato de amor ao próximo. Se a gente não acolher, chegar junto, dar a mão para aqueles que sofrem violações, essas pessoas não se sentirão acolhidas. A partir de agora, no Cariri, podemos dizer que essas pessoas poderão ter apoio, poderão ser escutadas”, afirmou Elmano de Freitas.
A Secretária da Sedih, Socorro França falou sobre o compromisso do Governo do Ceará em garantir os direitos básicos das pessoas. “A inauguração do Centro do Cariri é sem dúvida alguma um dos pontos importantes para nós desde que a Sedih foi criada. Na discussão para a criação da pasta, o governador me pediu para interiorizar as nossas ações e é isso que estamos fazendo com a inauguração desse Centro. Queremos fazer com que as pessoas tenham em mente que a dignidade delas está acima de tudo”, disse.
O prefeito do Crato, André Barreto, também participou do evento e agradeceu o Governo do Ceará pela parceria em prol da população do município e do Cariri. “Para nós, a chegada do Centro é um estímulo para que possamos avançar nessa política. Esse Centro também é uma semente que nós plantamos para que o Cariri seja uma referência nesta luta em todo o estado. Muito obrigado por essa parceria”, celebrou.