PUBLICIDADE

Começam as oitavas de final de uma Copa do Mundo que ainda reserva muitas surpresas

Arte oficial: FIFA

 

As zebras estão soltas no Catar e resolveram passear valendo pelos principais grupos da Copa do Mundo, sem pena de seleções campeãs do Mundo nem das virtuais favoritas ao título em 2022.

Terminada a fase de grupos, seleções campeãs mundiais como Alemanha e Uruguai volta para casa mais cedo. Detalhe é que pela segunda Copa consecutiva a Alemanha cai na fase de grupos. O que falar também da eliminação, ainda na primeira fase da atual terceira colocada Bélgica, que chegou ao Catar com a base do elenco que encantou o mundo em 2018?

As seleções campeãs do Mundo que permanecem na disputa continuam com o favoritismo tradicional, mas é bem verdade que foram carimbadas na fase de grupos, com exceção da Inglaterra, mas nem por isso deixam de ser favoritas para a sequência da competição, embora ninguém tenha passado com 100% de aproveitamento para a próxima fase.

Uma Copa cheia de surpresas, parecida com esta foi a Copa de 2002, quando o Brasil foi Penta. Naquela ocasião, as zebras também passearam. Os donos da Casa, Coréia do Sul e Japão foram longe. A Coréia do Sul terminou em quarto enquanto o Japão foi embora nas oitavas de final, sendo derrotado pela Turquia. A então atual campeã França ficou ainda na primeira fase. A Argentina também foi eliminada na fase de grupos. Portugal que voltava às Copas do Mundo depois de um tempo fora, com a geração de Luís Figo também ficou na fase de grupos.

Nesta as campeãs do Mundo seguem, enfrentando adversários teoricamente mais fracos e com menos tradição nesta competição, mas que conseguiram vitórias importantes para chegar aonde estão e que até surpreenderam virtuais favoritos. Independente de onde e por quem seja jogado, o futebol está mostrando que é um esporte que não suporta soberba nem salto alto.

Nilo Facundo, comentarista da Rede ANC, em sua sapiência e experiência no futebol ensina: “Respeito, primeiro à bola, depois ao adversário. Grandes seleções pouparam jogadores e perderam, o Brasil poderia ter visto isto com outra visão. Ninguém gosta de perder e ninguem entra numa partida pra isso, no entanto, as alterações de uma equipe em massa sempre traz resultados desagradáveis”.

As invictas na Copa ainda são Inglaterra (a única campeã do Mundo), Holanda (que tem tradição em Copas mas está em recuperação), Estados Unidos (mediano) e Marrocos (zebra, que tirou a Bélgica na fase de grupos). As campeãs do mundo, Argentina, França e Brasil chegam carimbadas por seleções menores. A Espanha passou, mas perdeu o primeiro lugar apesar de ter feito 7 a 0 na Costa Rica na estreia.

As oitavas de final vão começar neste sábado (3), e os erros de quem quer que seja, seleções grandes ou pequenas, não vão ser mais perdoados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir