
O comércio entre as ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano, na Beira-Mar, em Fortaleza, passa a operar em dois turnos a partir da próxima segunda-feira, 13. Com a alteração, que faz parte do reordenamento da orla, os comerciantes irão se revezar nos horários das 5 horas às 16h30min e das 17h à meia-noite.
Segundo a Prefeitura, a intervenção acontece no espaço classificado como “Trecho 1”, mas “será ampliada gradualmente aos demais setores da região, levando em conta suas particularidades, entre outros fatores.”
A mudança já havia sido comunicada anteriormente pelo Município, que chegou a anular, em agosto passado, todas as permissões e licenças dos vendedores ambulantes que atuam nas áreas públicas da orla. A proposta é reorganizar o espaço, que estaria passando por um “fluxo” desorganizado.
“As mudanças foram pensadas de forma a conciliar o reordenamento da orla com a continuidade das atividades econômicas. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique sem apoio ou sem oportunidade. O reordenamento é uma necessidade para organizar o espaço, mas está sendo feito com acolhimento e cuidado com cada trabalhador”, frisa Márcio Martins, titular da Secretaria Executiva Regional 2 (SER 2).
Trabalhadores que estão passando por essa mudança vão receber suporte social, psicológico e orientação de uma equipe multidisciplinar de acolhimento e encaminhamento. Além disso, nesta etapa do ordenamento “serão implantadas cinco ilhas de comércio no trecho, com distanciamento aproximado de dez metros entre elas”.
Todos os comerciantes que atuam na Beira-Mar poderão participar dos programas de empreendedorismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e transferir suas atividades para outro espaço público da Capital.
“Paralelamente às ações de acolhimento e reorganização dos trabalhadores, a SER 2 e a Cegor iniciam, também nesta segunda-feira, uma série de melhorias estruturais no Trecho 1 da Beira-Mar, entre as ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano. As intervenções incluem recomposição de pisos industrial e intertravado, recuperação de muretas, substituição de balizadores e pisos podotáteis danificados, além de pintura de bancos e mobiliários urbanos”, informa Prefeitura.