O Dia das Mães, segunda data mais importante para o varejo de Fortaleza, deve injetar cerca de R$ 422 milhões na economia local este ano. O valor representa um crescimento de 7,4% em comparação com 2024. Os dados são da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30/04) pela Fecomércio-CE, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).
De acordo com o estudo, 58,5% dos consumidores da capital pretendem comprar presentes, com gasto médio estimado de R$ 282 por item. Além disso, 60,2% planeja adquirir ao menos dois produtos, o que aquece ainda mais as expectativas do comércio.
A diretora institucional da Fecomércio Ceará, Cláudia Brilhante, destaca que a data é estratégica para o setor varejista, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Roupas, calçados, eletrônicos e cosméticos estão entre os segmentos mais favorecidos. Para ela, o aumento na intenção de compras revela um cenário de recuperação do poder de compra e maior confiança do consumidor.

“O potencial de movimentação inclui não só o comércio como o setor de serviços, como bares e restaurantes. Além de comprar presentes, mais de 60% das famílias também vão comemorar o Dia das Mães em casa e fora, aquecendo os serviços de alimentação e restaurantes de uma forma geral”, projeta.
Preferências
A pesquisa indica que 73% das famílias devem celebrar o Dia das Mães em casa, junto a parentes e amigos. Já 14% planejam ir a restaurantes. Os locais preferidos para compras são os shoppings (36,6%), seguidos pelas lojas de rua (27,9%) e pelo e-commerce (10%). Entre os presentes mais citados estão:
- Vestuário e acessórios (38,1%)
- Cosméticos e perfumaria (37,5%)
- Calçados, cintos e bolsas (11,3%)
- Chocolates e doces (9,1%)
- Flores (8,8%)
- Joias e bijuterias (8,6%)
- Eletroportáteis (7,8%)
No pagamento, 65% dos compradores prefere pagar à vista. Cartão de crédito aparece em seguida, com 41,5%; enquanto o Pix parcelado ainda é pouco utilizado, com apenas 1% de aderência.
Em relação ao dia da compra, 48,7% dos entrevistados ainda não definiu a data. Mas os sábados lideram entre os mais citados (32,7%), seguidos pelas sextas (11%) e domingos (9,8%).
Dicas
“Inicialmente, determine um valor total destinado à data e divida-o entre despesas com presentes e celebrações, considerando que ambas impactam o orçamento. Em seguida, faça uma lista de prioridades, identifique os itens essenciais e desejáveis, e pesquise preços e promoções em diferentes estabelecimentos, avaliando as vantagens entre compras em shopping centers e lojas de rua”, orienta Cláudia.
Ela também reforça a importância de métodos de pagamento que evitem juros, como o pagamento à vista. Outra estratégia é antecipar as compras para aproveitar promoções.
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