PUBLICIDADE

Comércio varejista do Ceará registra alta acima do país em novembro, aponta IBGE

As estatísticas do comércio referentes ao mês de novembro de 2025 foram divulgadas nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Os dados mostram crescimento do volume de vendas no Ceará acima da média nacional.

Foto: Reprodução

Na passagem de outubro para novembro, o volume de vendas do comércio varejista cearense registrou alta de 2,1%, enquanto o indicador nacional apresentou crescimento de 1,0%. Já na comparação com novembro de 2024, o avanço no Ceará foi de 4,7%. No acumulado do ano, o crescimento chegou a 3,3%, e, no acumulado dos últimos 12 meses, a variação positiva foi de 3,4%.

Entre os segmentos que mais contribuíram para o resultado positivo no Estado, destacam-se os setores de combustíveis e lubrificantes, com aumento de 12,7%, produtos farmacêuticos, que cresceram 10,1%, artigos de uso pessoal, com alta de 8,1%, livros, jornais, revistas e papelaria, com 5,9%, além de móveis e eletrodomésticos, que avançaram 4,8%. Em contrapartida, o único setor a apresentar retração foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que registrou queda de 14,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o volume de vendas no Ceará teve crescimento de 0,4% em novembro, abaixo do resultado nacional, que ficou em 0,7%. Na comparação anual, o varejo ampliado cearense apresentou alta de 1,8%, enquanto o indicador nacional registrou retração de 0,3%.

Ainda na análise por atividades, o setor de atacado especializado de produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou crescimento de 0,5% no volume de vendas. Já os segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e de materiais de construção civil tiveram desempenho negativo, com quedas de 1,5% e 9,0%, respectivamente, na comparação com novembro de 2024.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir