PUBLICIDADE

Como está o seu calendário de vacinação?

Caso o paciente tenha perdido o cartão de vacinação, é possível solicitar o documento gratuito na própria Unidade Básica de Saúde - (FOTO: TATIANA FORTES/ GOV. DO CEARA)
Caso o paciente tenha perdido o cartão de vacinação, é possível solicitar o documento gratuito na própria Unidade Básica de Saúde – (FOTO: TATIANA FORTES/ GOV. DO CEARA)

Disseminação de doenças graves como a Covid-19, por exemplo, pode ser prevenida ou reduzida com a manutenção do calendário vacinal em dia. Outras enfermidades como poliomielite, febre amarela, tétano e hepatite podem ser evitadas com a imunização atualizada. Nesse contexto, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, sugere atenção quanto ao calendário de vacinação.

Para ser imunizado, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Caso o paciente tenha perdido o cartão de vacina, é necessário solicitar a segunda via do documento gratuitamente na própria unidade. 

É válido ressaltar que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é o setor responsável por coordenar campanhas anuais de vacinação, com objetivo de lembrar os cidadãos de manter a imunização atualizada, garantindo a proteção individual e coletiva contra diversas doenças.

Por meio do PNI, o Governo Federal oferece gratuitamente 49 imunobiológicos. O Ministério da Saúde promove, atualmente, pelo menos três campanhas de vacinas ao ano junto às secretarias de Saúde de municípios, estados e Distrito Federal. 

As estratégias são: vacinação contra Influenza (gripe);

Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade;

Vacinação contra a Covid-19.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir