PUBLICIDADE

Como o Cisp pode fortalecer a Segurança Pública no Ceará?

O objetivo principal do Cisp é aproximar as forças de segurança para dar celeridade em ações que combatam a violência no Ceará - (Foto: REDE ANC)
O objetivo principal do Cisp é aproximar as forças de segurança para dar celeridade em ações que combatam a violência no Ceará – (Foto: REDE ANC)

Ao lado de lideranças locais e nacionais, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, entregou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) na manhã desta segunda-feira (20/11). Um dos objetivos que se pretende alcançar com os serviços do equipamento é dar celeridade às ações do setor por parte do Estado. Para que as ações sejam mais assertivas, o Cisp irá oportunizar trabalhos conjuntos. Por essa razão, o equipamento foi idealizado para abrigar as sedes administrativas e núcleos de comando dos diferentes órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Segundo detalhou o governador Elmano de Freitas, o equipamento deve proporcionar ações ainda mais ágeis, o que irá influenciar diretamente na redução dos índices de violência no Ceará. “É fundamental essa integração para garantirmos que aqui funcione toda a inteligência do Estado. Seja no sistema prisional, seja na rua, precisamos nos adiantar à essas organizações criminosas. Aqui há o investimento de mais de R$160 milhões. Eu penso que o elemento central que vai ajudar nessa estrutura é a proximidade, concentrar as informações, pois isso favorece a rapidez e a circulação estratégica. Muitas vezes é através da inteligência que se encontra a informação de onde está o chefe dessa organização criminosa”, ressaltou.

Já a vice-governadora Jade Romero destacou a importância do Cisp para a redução de feminicídios no Ceará. “Vamos cumprir um de nossos planos de governo: ter um núcleo de combater à violência contra as mulheres, inclusive aprimorando o sistema de prevenção de risco contra o feminicídio.  É uma honrosa missão colocar aqui no Cisp articulações necessárias para combater esse crime que nos aterroriza. Essa pauta não é só das mulheres, mas de Justiça para toda a sociedade . Precisamos ter os homens envolvidos”.  

(Foto: REDE ANC)
(Foto: REDE ANC)

Segundo Samuel Elânio, secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, já é possível sentir os resultados dessa proximidade entre os comandos de Segurança. “É notório a rapidez de como a gente consegue se reunir e tomar decisões. Essa proximidade nos deixa mais forte. A gente consegue se reunir e verdadeiramente ver que essa rapidez deve ser empreendida nas ruas para a melhoria dos índices de segurança”, destacou,

Lideranças nacionais

No evento, Elmano de Freitas enalteceu a importância da parceria com o Ministério da Justiça para a entrega do Cisp. Presente na inauguração para representar a pasta do Governo Federal, o secretário de Segurança Pública Nacional, Tadeu Alencar, reconheceu que a área é desafiadora, mas enfatizou a importância de solucionar os problemas de segurança com o alto grau de responsabilidade. 

ara tanto, o titular da pasta recomendou a integração da União, Estados e municípios. “Não vamos resolver os problemas da Segurança Pública com pirotecnia ou com atitudes para ganhar holofotes, mas com toda a responsabilidade. Primeiro é necessário resgatar esse diálogo federativo que é fundamental para o enfrentamento. É uma responsabilidade tamanha sobre um país violento e diante de uma organização criminosa que ganhou musculatura diante de governos que deixaram de cumprir o seu papel, cuja única política de segurança foi a distribuição irresponsável de armas”, expôs.

(Foto: REDE ANC)

(Foto: REDE ANC)

Augusta Brito, senadora da República, relembrou os tempos de deputada estadual e do papel de fiscalizatória para que o Cisp se tornasse uma realidade. “Esse equipamento é um sonho do ex-governador Camilo Santana e que está se concretizando hoje. Lembro do tempo que fazíamos constantes visitas, já vindo de outros eventos, para garantir que, de fato, o Centro Integrado fosse entregue. Foi um desejo de todos nós. Essa integração vai contribuir para a Segurança do nosso povo”, discursou. 

Sobre o Cisp

O equipamento agrega as seguintes sedes:

SSPDS;

Polícia Civil;

Polícia Militar;

Corpo de Bombeiros;

Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública;

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil;

Centro de Inteligência do Ceará;

Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança;

Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

A modernização do novo Centro Integrado de Segurança Pública também traz estruturas de acesso e circulação. O equipamento conta, ainda, com os serviços de urbanização e paisagismo, além de academia ao ar livre, pista de cooper, brinquedopraça e areninha.

(FOTO: REDE ANC)
(FOTO: REDE ANC)

Além das figuras citadas, o evento contou, ainda, com a presença de prefeitos de diversas cidades do Ceará, de lideranças políticas da capital e do interior, bem como deputados estaduais. Dentre os parlamentares, Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir